Cirrus Aircraft emite Aviso de Serviço (AS – Service Advisory) para SR-22T indicando balanceamento de hélice Hartzell quadripá composite Raptor para redução de vibração, em 10.07.24


A fabricante de aeronaves americana Cirrus Aircraft emitiu Aviso de Serviço (SA – Service Advisory) SR2X – SA 24-12 -, datado de 07/06/2024, intitulado “Propeller Balancing” (Balanceamento de hélice), aplicável ao modelo monomotor SR-22T com registro de produção sn 0001 até sn 9893 nos aparelhos equipados com hélice Hartzell quadripá.

O Aviso de Serviço endereça processo de vibração com alternativa para redução de vibração performando o procedimento de balanceamento de hélice, em conformidade com o Manual de Proprietário (Owner’s Manual) Hartzell Propeller n° 480, no capítulo 7, de “Dynamic Balance, to reduce engine vibration” (Balanceamento Dinâmico, para reduzir vibração do motor).

Manual de Proprietário (Owner’s Manual) Hartzell Propeller n° 480 – Propeller Owner’s Manual and Logbook for Raptor Reciprocating Propeller (Manual do proprietário de hélice e Caderneta de hélice recíproca/para motor a pistão Raptor) séries (2,3,4)C1-( )( )( ), 3C4-( )( )( ), Revisão 8:
https://hartzellprop.com/MANUALS/480-0000-A.pdf

O manual informa que o balanceamento dinâmico é recomendado para reduzir as vibrações que podem ser causadas por um desequilíbrio do sistema rotativo (hélice e motor). O balanceamento dinâmico pode ajudar a prolongar a vida útil da hélice, do motor, da fuselagem e dos aviônicos.

O Guia de aplicação (Application Guide) de hélice Hartzell Propeller n° 158 (Rev.89), para motores a pistão, especifica para o modelo Cirrus SR-22T (com motorização Continental TSIO-550-K, de 6 cilindros horizontais opostos, turbocomprimido, de 315 HP à rotação de 2.500 RPM) o modelo de hélice 4C1-F650A1.

A hélice 4C1-F650A1 tem quatro pás, com perfil curvado (swept blade), de material composto (fibra de carbono), com diâmetro de 78 polegadas (198,12 cm), com passo (ângulo) mínimo (Low Pitch Angle) de 14,7 ± 0,2 e passo bandeira, ou passo/ângulo máximo (Feather/High Angle) de 39,0 ± 1,0. [EL]