Cirrus anuncia monomotor a pistão SR Series G7+, com a incorporação do sistema de emergência de pouso automático Safe Return, em 06.05.25


No dia 06, a Cirrus Aircraft apresentou o monomotor a pistão SR Series G7+ equipado com o sistema de emergência de pouso automático Safe Return (baseado no sistema Autoland, da Garmin). A Cirrus introduziu o mais novo modelo da série SR – G7+, incorporando como novo item padrão o sistema de emergência de pouso automático Autoland.

O monomotor SR Series G7+ é o primeiro avião monomotor a pistão equipado com sistema de pouso de emergência autônomo aprovado pela FAA.

O sistema Autoland, da Garmin, foi aprovado pela FAA para uso pela primeira vez no monomotor turboélice Piper M600 SLS, em 2020, seguido pelo monomotor turboélice Daher TBM-940 (posteriormente, no sucessor TBM-960), no jato monomotor Cirrus SF50 Vision Jet e nos bimotores turboélices Beechcraft King Air séries 200 e 300 (King Air 260 e King Air 360).

Agora, ma linha SR, a Cirrus traz a tecnologia para uma aeronave a pistão “de entrada” pela primeira vez, expondo um grupo maior de pilotos e passageiros a essa tecnologia.

A série Cirrus SR é a aeronave monomotor a pistão de alto desempenho mais vendida do mundo, conhecida por sua inovação, segurança e desempenho. Mais de 10.000 aeronaves foram entregues desde 1999.

Em uma situação de emergência, qualquer pessoa na cabine pode ativar facilmente o sistema de emergência Safe Return – Emergency Autoland com o toque de um botão para ativar o sistema e iniciar um pouso autônomo e seguro. Uma vez ativado, o sistema de emergência Safe Return – Emergency Autoland utiliza algoritmos e sensores avançados para voar de forma autônoma até o aeroporto adequado mais próximo, notificar órgão de controle de tráfego aéreo, comunicar-se com os passageiros, navegar por relevo irregular e acidentado, obstáculos e condições meteorológicas e, em seguida, pousar a aeronave com segurança, parando-a completamente e desligando o motor.

A Série SR G7+ também adiciona novos recursos:
– atualizações automáticas do banco de dados com a tecnologia Cirrus IQ PRO,
– recurso de Alerta de Ocupação de Pista (ROA – Runway Occupancy Awareness), e,
– sistema de aquecimento inteligente de Pitot Smart Pitot Heat, alimentado plataforma de vôo Perspective Touch+.

Juntos, esses recursos combinados (e mais o Safe Return – Emergency Autoland) e o sistema exclusivo CAPS – Cirrus Airframe Parachute System (sistema de paraquedas balístico) trazem ao mercado a Série SR G7+, uma aeronave robusta com tecnologia avançada, automação e inovações em segurança.

A Cirrus já está entregando aviões da série SR G7+.

“Estamos entusiasmados em apresentar a série SR G7+, a aeronave que qualquer pessoa pode pousar em caso de emergência com o toque de um único botão”, disse Zean Nielsen, CEO da Cirrus. “Como a maior fabricante de aeronaves pessoais do mundo, entregando aproximadamente 600 aeronaves da série SR por ano, a adição do Safe Return – Emergency Autoland em uma aeronave monomotor a pistão traz tecnologia antes disponível apenas em aeronaves maiores com turbina e turboélice para um número maior de pilotos, cônjuges e seus passageiros, para maior tranquilidade. O lançamento da Série SR G7+, juntamente com nosso ecossistema em expansão e a plataforma Cirrus IQ reforça nosso compromisso com a segurança e a busca incessante por inovação”, completou Nielsen.

Introducing the SR Series G7+ with Safe Return™ Emergency Autoland – vídeo da Cirrus Aircraft (do canal no YTb) no dia 06/05/2025, de 04m18s:
https://www.youtube.com/watch?v=jN_AUwzCUA4

Autoland for piston airplanes – Cirrus revela o sistema Safe Return na série de aeronaves monomotor a pistão “SR” – vídeo do canal da AOPA no Ytb, de 08m55, em 06/05/2025, com um SR-22 G7:
https://www.youtube.com/watch?v=uLRd7cH77dA

A Cirrus historicamente lidera o setor na criação de inovações em segurança, como o CAPS – Cirrus Airframe Parachute System) e agora o Safe Return – Emergency Autoland como equipamento padrão. Com mais de 10.000 aeronaves da série SR fabricadas e 17 milhões de horas de vôo acumuladas desde 1999, a Cirrus continua a expandir o setor e a inventar soluções que tornam o vôo mais seguro e acessível.

A Cirrus tem uma longa história de revolução na segurança da aviação e permanece firme em sua missão de inovar continuamente, remover barreiras de entrada e convidar mais pessoas a experimentar a Aviação Pessoal com segurança e tranquilidade incorporadas em cada aeronave. Do avanço dos sistemas aviônicos à exploração do vôo autônomo, a Cirrus está comprometida em fabricar aeronaves que não apenas atendam às necessidades de hoje, mas também antecipem os desafios de amanhã.

Ao adicionar o sistema Safe Return – Emergency Autoland ao SR Series G7+, a Cirrus está ajudando a garantir que os pilotos e seus passageiros possam viajar com maior sensação de segurança, sabendo que, em caso de emergência durante o vôo, sua aeronave terá a capacidade de responder de forma autônoma.

Sistema de emergência Safe Return – Emergency Autoland
O sistema Safe Return – Emergency Autoland utiliza uma combinação de sensores avançados, algoritmos sofisticados e sistemas automatizados de controle de vôo para permitir que a aeronave pouse de forma autônoma e segura, sem intervenção do piloto. Com o simples toque de um botão, o sistema assume o controle da aeronave, comunica-se com órgão de controle de tráfego aéreo, navega até o aeroporto adequado mais próximo, evitando relevo irregular e acidentado, obstáculos e condições meteorológicas e, em seguida, pousar a aeronave com segurança, parando-a completamente e desligando o motor, para que os passageiros possam desembarcar da aeronave em segurança.

Ativação – Simples: em caso de emergência, o piloto ou os passageiros podem ativar o sistema com o simples toque de um botão, posicionado centralmente no teto da cabine da aeronave, iniciando o sistema de pouso automático de emergência.

Algoritmos avançados – o sistema é alimentado por sofisticados sensores e algoritmos de bordo que se adaptam às mudanças de condições e permitem a navegação pelo espaço aéreo, calculam os parâmetros da pista e detectam as condições meteorológicas e do terreno em tempo real.

Controle de vôo totalmente automatizado: o sistema Safe Return – Emergency Autoland controla de forma autônoma o piloto automático e o motor para pilotar a aeronave e executar uma sequência de pouso segura.

Controle de Tráfego Aéreo: o sistema se comunica continuamente com órgão de controle de tráfego aéreo durante o vôo e alterna automaticamente para diferentes frequências conforme a aeronave se desloca para o aeroporto mais adequado.

Experiência do passageiro: passageiros são mantidos informados com informações diretas nos displays de vôo, incluindo o destino do aeroporto, o horário de chegada e o combustível restante. Os próximos passos também são comunicados claramente pelos fones de ouvido. Os passageiros podem pressionar o botão “Talk” na tela de informação de vôo para falar diretamente com órgão de controle de tráfego aéreo.

O sistema Safe Return – Emergency Autoland pode ser ativado tanto manual quanto automaticamente. Qualquer pessoa na cabine pode ativar o sistema com o toque de um botão. Se um piloto estiver sozinho ou se as pessoas na cabine não conseguirem ativá-lo manualmente, o sistema foi projetado para ser ativado automaticamente se o sistema determinar que o piloto está voando de forma irregular ou não está respondendo. O sistema pode ser desconectado pressionando o botão de desconexão do piloto-automático a qualquer momento que o piloto decidir.

Recursos adicionais da Série SR G7+
Com a Série SR G7+, as Atualizações automáticas do banco de dados, com tecnologia Cirrus IQ PRO agora estão disponíveis por meio de uma assinatura no aplicativo Cirrus IQ para proprietários de aeronaves conectadas. As Atualizações automáticas do banco de dados permitem que os proprietários-operadores recebam atualizações automáticas do banco de dados de aviônicos via conexão wi-fi ou LTE para garantir os dados mais atuais e precisos para navegação. Essas atualizações podem ocorrer enquanto a aeronave estiver desligada e o piloto estiver longe dela. Quando a aeronave é ligada, os bancos de dados essenciais são sincronizados automaticamente entre os aviônicos compatíveis.

O Sistema de Alerta (conscientização) de Ocupação de Pista (ROA – Runway Occupancy Awareness), utiliza dados de tráfego ADS-B para prever e alertar os pilotos sobre potenciais incursões na pista de aeronaves próximas ou outras aeronaves na pista ou se aproximando dela. Alertas visuais e sonoros são fornecidos na tela de informação de vôo primária do piloto e no mapa 3D SafeTaxi para maximizar a consciência situacional, um recurso de segurança especialmente útil em aeroportos movimentados.

O Smart Pitot Heat é habilitado pela integração de sistemas através da plataforma aviônica Perspective Touch+ para reduzir a carga de trabalho do piloto e automatizar a experiência de vôo. O sistema realiza um autoteste antes de cada vôo e liga ou desliga o aquecimento automaticamente durante o vôo, dependendo da temperatura externa, tornando-se um sistema a menos para gerenciar. [EL]