Cirrus divulga que sua linha de monomotor a pistão SR Series G7+, com o sistema Safe Return Emergency Autoland, é certificada pelas agências EASA, CAA-UK (Reino Unido) e ANAC (Brasil), em 15.12.25


No dia 10, a fabricante americana Cirrus Aircraft divulgou as certificações do monomotor a pistão SR Series G7+ por três autoridades mundiais, das agências regulatórias de aviação civil EASA, CAA-UK (Reino Unido) e ANAC (Brasil).

A linha de produtos SR Series G7+ inclui os modelos SR-20, SR-22 e SR-22T, com o sistema Safe Return Emergency Autoland (pouso automático de emergência) como equipamento de série.

Uma nota divulgou que a aeronave SR Series G7+, equipada com o sistema de pouso automático de emergência Safe Return, recebeu aprovação tanto da EASA (Agência Européia para a Segurança da Aviação) quanto da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA-UK).

“Estamos muito satisfeitos por receber a aprovação da EASA e da CAA do Reino Unido para a Série SR G7+ com o sistema de pouso automático de emergência Safe Return. Por mais de duas décadas, a Série SR tem sido a aeronave a pistão de alto desempenho mais vendida na aviação. A Cirrus continua a aprimorar a linha de produtos com novas inovações e tecnologias que tornam o voo agradável e acessível. Os proprietários europeus desfrutam de inovação, segurança e qualidade premium com a Série SR G7+, que conta com o sistema de pouso automático de emergência Safe Return”, disse Zean Nielsen, CEO da Cirrus.

Uma segunda nota divulgou que a aeronave SR Series G7+, equipada com o sistema de pouso automático de emergência Safe Return, recebeu aprovação da agência de aviação civil brasileira ANAC.

“A obtenção da certificação ANAC para a SR Series G7+ com Safe Return é um marco importante para nossos clientes no Brasil. Temos orgulho de ampliar o acesso a essa inovação revolucionária em segurança, reforçando nossa missão de tornar a aviação pessoal mais acessível e segura em todo o mundo”, disse Nielsen.

O sistema Safe Return Emergency Autoland é desenvolvido pela Garmin, com designação Autoland, e é o primeiro sistema de pouso de emergência autônomo certificado do mundo numa aeronave monomotor a pistão. Numa emergência (inclusive de incapacidade de piloto), qualquer pessoa (piloto ou passageiro) na cabine pode ativar o sistema de pouso automático de emergência Safe Return com o toque de um botão. Se o piloto estiver sozinho ou se os ocupantes da cabine não puderem ativar o sistema manualmente, o sistema foi projetado para ativar-se automaticamente caso o mesmo detecte que o piloto está voando de forma errática ou não-responsiva. Uma vez o sistema ativado, sensores e algoritmos sofisticados operam a aeronave até um aeroporto adequado próximo e realizam o pouso de forma autônoma, incluindo comunicações com órgãos de controle de tráfego aéreo.

A Cirrus promoveu que essa conquista representa o crescimento contínuo da série SR e demonstra o seu compromisso com a inovação, a segurança e o desempenho na aviação pessoal nos mercados europeu e brasileiro.

Com o SR Series G7+, as Atualizações Automáticas de Banco de Dados (Automatic Database Updates), com tecnologia Cirrus IQ PRO, agora estão disponíveis por meio de uma assinatura no aplicativo Cirrus IQ para proprietários-operadores de aeronaves conectadas. As Atualizações Automáticas de Banco de Dados permitem que os proprietários recebam atualizações automáticas do banco de dados da aviônica via wi-fi ou LTE para garantir os dados precisos vigentes para navegação. Essas atualizações podem ocorrer enquanto a aeronave está desligada e o proprietário está ausente. Quando a aeronave é ativada (energizada), os bancos de dados essenciais são sincronizados automaticamente entre os sistemas de aviônica compatíveis.

O Alerta de Ocupação de Pista (ROA – Runway Occupancy Awareness) utiliza dados de tráfego ADS-B para prever e alertar os pilotos sobre possíveis incursões na pista por aeronaves próximas ou outras aeronaves na pista ou em aproximação. Alertas visuais e sonoros são fornecidos no visor principal de vôo do piloto e na representação gráfica (carta – “mapa”) tridimensional (3D) SafeTaxi para maximizar a consciência situacional, um recurso de segurança especialmente útil em aeroportos movimentados.

O Aquecimento Inteligente do Tubo Pitot (Smart Pitot Heat) é habilitado pela integração de sistemas através da suíte aviônica Perspective Touch+ para reduzir a carga de trabalho do piloto e automatizar a experiência de vôo. O sistema realiza um autoteste antes de cada vôo e liga ou desliga automaticamente o sistema de aquecimento durante o vôo, dependendo da temperatura externa, o que representa um sistema a menos para gerenciamento do piloto.

A Série SR continua a liderar o setor, reconhecida como a aeronave monomotor a pistão mais vendida na aviação geral, com mais de 10.000 aeronaves entregues em todo o mundo. [EL]