Cirrus emite Aviso de Serviço relativo à transição para combustível sem chumbo e uso de combustíveis alternativos ainda não aprovados em aeronaves da série SR, em 09.07.24


A fabricante de aeronaves americana Cirrus Aircraft emitiu Aviso de Serviço (SA – Service Advisory) SR2X – SA 24-14 -, datado de 18/06/2024, intitulado “Transition to unleaded fuel and use of non-Cirrus approved fuel in SR Series Aircraft” (Transição para combustível sem chumbo e uso de combustível não aprovado pela Cirrus em aeronaves da série SR).

Arquivo SR2X – SA 24-14:
Service Advisory SR2X SA 24-14, de 18/06/2024:

O Aviso de Serviço (SA) registra que a Cirrus se dedica a abordar proativamente o cenário em evolução das regulamentações de sustentabilidade, particularmente a mudança dos combustíveis de aviação com chumbo. E  que a Cirrus continua a apoiar ativamente os esforços da indústria para desenvolver, avaliar e promover novos combustíveis, ao mesmo tempo que apóia uma transição segura da indústria para um futuro ambiente de combustíveis sem chumbo. Esses esforços incluem trabalhar diretamente com associações industriais e todas as partes interessadas, incluindo AOPA, GAMA, FAA e o programa FAA-indústria EAGLE (Eliminate Aviation Gasoline Lead Emissions – Eliminação das emissões de chumbo da gasolina de aviação), cuja meta é eliminar com segurança o combustível de aviação com chumbo em aeronaves com motor a pistão até o final de 2030, através do programa de certificação PAFI (Piston Engine Aviation Fuels Initiative – Iniciativa de combustíveis de aviação para motor de pistão).

Em junho de 2024, a cena do programa EAGLE está buscando ativamente três alternativas/substituições potencialmente viáveis ​​para a gasolina de aviação (AvGas) de alta octanagem (100LL) por adição de chumbo (aditivo chumbo tetraetila ou tetraetil chumbo):
– G100UL, da GAMI (General Aviation Modifications Inc.),
– UL100E, da LyondellBasell/VP Racing, e,
– Swift 100R.

A Cirrus se dedica a apoiar todas as principais empresas produtoras de combustíveis em sua busca por trazer combustíveis alternativos de alta octanagem ao mercado.

Como parte da sua participação proativa na iniciativa de combustível sem chumbo, a Cirrus tem colaborado com potenciais produtores de combustível, conduzindo testes de compatibilidade de materiais e desempenho de combustível em aeronaves há mais de uma década.

A Cirrus está envolvida em um programa abrangente de testes e avaliação do combustível G100UL, da GAMI. Trabalhando em coordenação com a GAMI, os principais parceiros de motores – as fabricantes Continental e Lycoming – e a FAA durante este processo, o objetivo é garantir a segurança operacional dos sistemas de combustível do motor e da fuselagem.

No Aviso (SA), a Cirrus divulga que, embora alguns aspectos dos seus testes iniciais do combustível G100UL, da GAMI, sejam encorajadores, outras áreas, incluindo a compatibilidade de materiais, permanecem inconclusivas. No momento, a Cirrus não aprova o uso do combustível G100UL, da GAMI, em aviões Cirrus série SR – os monomotores a pistão SR-20 (com motorização Continental IO-360) e SR-22 (com motorização Continental IO-550). Além disso, a Cirrus atualmente não garante ou representa de forma alguma o uso do combustível G100UL, da GAMI, por um operador em aviões da série SR.

A Cirrus destaca que, de acordo com as fabricantes de motores aeronáuticos Continental e a Lycoming, apenas combustíveis aprovados podem ser usados ​​para um motor coberto pela garantia. Como o combustível GAMI G100UL é um combustível não aprovado pela Continental e Lycoming, os motores que funcionam com este combustível podem não ser cobertos pela garantia atual de motor da fabricante, pelos detalhes específicos constantes nos respectivos documentos de garantia dos motores Continental e Lycoming.

O Aviso (SA) divulga que a Shell anunciou recentemente que AvGas 100VLL será enviada para aeroportos na Europa a partir de abril de 2024. A Cirrus confirma que este combustível pode ser usado em todos os aviões Cirrus Série SR, pois está em conformidade com a especificação padrão ASTM D910 para gasolina de aviação com chumbo. O “Aviso” indica SAIB – Special Airworthiness Information Bulletin (Boletim de Informação de Aeronavegabilidade Especial), da FAA – o NE-11-55, “Grade 100VLL Aviation Gasoline” (Gasolina de aviação com grau/índice de octano IO 100VLL, sendo 100VLL para índice de octano (IO) igual a 100 com muito baixo nível de chumbo – VLL, de Very Low Lead), de 14/09/2011 [ver informações no final do texto].

A Cirrus finaliza o Aviso de Serviço (SA-24-14) divulgando que a operação segura e contínua de todas as aeronaves Cirrus em todo o mundo continua sendo nossa principal prioridade.  E que à medida da continuidade de progressos, fornecerá atualizações assim disponíveis. A Cirrus registra que espera garantir uma transição segura e suave para o combustível sem chumbo para todos os proprietários da série Cirrus SR.

Russ Niles, editor-chefe da mídia AvWeb, e piloto há 30 anos, escreveu nota repercutindo o assunto – do Aviso da Cirrus e da primeira reação e  resposta da GAMI -, publicada em duas mídias – na própria AvWeb (no dia 24 de junho) e na Flying Mag (no dia 25de junho).

Na nota, Niles divulgou que a GAMI afirma que emitirá uma resposta detalhada ao recente comunicado em Aviso de Serviço da Cirrus Aircraft desencorajando o uso do seu combustível sem chumbo G100UL em suas aeronaves da série SR.

De acordo com Niles, em comunicado à AvWeb a GAMI informou que a Aviso de Serviço parece estar vinculado a um único incidente em que o selante usado no tanque de combustível numa aeronave da Cirrus abastecida com G100UL se soltou.

A GAMI informou que há indicações de que o selante desprendido não teve qualquer associação com o combustível utilizado, mas como o tanque não foi inspecionado antes da introdução (abastecimento) do combustível sem chumbo (G100LUL), não há como provar se o combustível foi um fator.

Niles destaca que, em seu “comunicado de serviço”, a Cirrus divulgou que a compatibilidade dos materiais do combustível, nos testes de compatibilidade de materiais e desempenho de combustível, é “inconclusiva”.

A GAMI também observou que o combustível sem chumbo (G100LUL) foi utilizado em outras aeronaves com o mesmo selante sem problemas.

“O SR-22 da GAMI teve G100UL nos tanques de combustível durante a maior parte dos últimos 14 anos. Recentemente, os engenheiros e a administração da Cirrus inspecionaram pessoalmente o interior desses tanques, usando um boroscópio e não encontraram nenhuma evidência de qualquer descolamento por qualquer selante aplicado de fábrica naquela aeronave”, registrou a GAMI no seu comunicado.

A GAMI também contesta a alegação da Cirrus de que o uso da gasolina G100UL anula as garantias dos motores fornecidos pela Lycoming e pela Continental e usados ​​em suas aeronaves. As garantias do motor afirmam que não cobrirão danos causados ​​pelo uso de “combustível não aprovado”, mas a GAMI observou que a FAA aprovou o G100UL para todos os modelos de motores a gasolina Lycoming e Continental.

Niles informou que a AvWeb entrou em contato com as fabricantes de motores Lycoming e a Continental para esclarecimentos sobre a cobertura da garantia para motores que usam gasolina sem chumbo G100UL.


Arquivo SAIB NE-11-55 – “Grade 100VLL Aviation Gasoline”, de 14/09/2011
http://FAA SAIB NE-11-55 – “Grade 100VLL Aviation Gasoline”

O boletim da FAA (SAIB NE-11-55) informa que gasolina de aviação (AvGas) de índice 100VLL atende à ASTM (American Society for Testing and Materiais) D910 sendo aceitável para uso em aeronaves e motores com certificação (aprovação) para operação com gasolina de aviação D910 índices de octanagem (IO) 80, 91, 100 e 100LL. A gasolina de aviação de índice 100VLL atende a todos os requisitos de desempenho das classes 80, 91, 100 e 100LL e, portanto, atende às limitações operacionais aprovadas para aeronaves e motores certificados para operar com estes outros tipos de gasolina de aviação.

O boletim divulga que a FAA confia na ASTM International para desenvolver especificações de combustível que os produtoras-candidatas possam designar como limitações operacionais para seus produtos aprovados. Estas limitações operacionais do combustível de aviação podem ser listadas na Folha de Dados do Certificado de Tipo (TCDS – Type Certificate Data Sheet), Manual de Instalação (Installation Manual), Instruções de Serviço (Service Instructions) ou como limitações associadas a um Certificado de Tipo Suplementar (STC).

A gasolina de aviação (AvGas) de octanagem (IO) 100 com muito baixo nível de chumbo (VLL, de Very Low Lead) foi desenvolvida pela ASTM International para fornecer uma alternativa com menor teor de chumbo à AvGas 100LL (de alta octanagem, IO 100, por adição de chumbo – aditivo chumbo tetraetila ou tetraetil chumbo) em resposta às regulamentações ambientais iminentes. O grau (IO) 100VLL é idêntico ao 100LL em todos os aspectos, exceto que o teor máximo de chumbo é reduzido em cerca de 19%.

Os critérios de especificação para o teor de chumbo são expressos apenas como um valor máximo, porque os produtores de AvGas trocam rotineiramente o teor de chumbo com outras alterações na composição do combustível para atender aos critérios de especificação do Número de Octanas do Motor (MON – Motor Octane Number).

Os dados da pesquisa da FAA mostraram que o conteúdo de chumbo pode variar em até 39% do valor máximo de chumbo listado na especificação, ao mesmo tempo que atende ao requisito mínimo do MON. Consequentemente, e mais importante ainda, o grau (IO) 100VLL tem a mesma classificação mínima de octanas e fornecerá o mesmo nível de desempenho antidetonante que gasolina de aviação (AvGas) com IO 100 e 100LL.

A FAA colaborou com a indústria na força-tarefa ASTM International que avaliou os dados que apoiam a incorporação da AvGas de grau (IO) 100VLL na especificação D910. A FAA determinou que o índice “100VLL” atende a todos os requisitos de desempenho dos graus (IO) requeridos de 80, 91, 100 e 100LL e terá desempenho idêntico em aeronaves e motores atuais certificados.

O boletim da FAA (SAIB NE-11-55) apresenta cinco recomendações – uma vez que a AvGas 100VLL atende à especificação ASTM D910 sendo idêntico à AvGas 100LL, as seguintes recomendações se aplicam:
– a AvGas 100VLL é aceitável para uso em aeronaves e motores aprovados para operar com AvGas com IO 80, 91, 100 ou 100LL.
– a norma internacional ASTM D910 especifica a coloração azul tanto para AvGas 100VLL quanto para AvGas 100LL e, portanto, esses combustíveis são visualmente indistinguíveis um do outro.
– limitações operacionais em Manuais de Vôo de Aeronaves (AFM/POH), Instruções de Operação do Piloto ou TCDS que especificam combustível AvGas de grau 80, 91, 100 ou 100LL são aceitáveis ​​para uso com AvGas grau 100VLL.
– as etiquetas informativas nas aeronaves que especificam AvGas de grau 80, 91, 100 ou 100LL são aceitáveis ​​para uso com AvGas de grau 100VLL.
– documentos de operação, manutenção ou outros documentos de serviço para aeronaves e motores aprovados para operar com AvGas graus 80, 91, 100 ou 100LL são aceitáveis ​​para uso ao operar com AvGas grau 100VLL. [EL]