Cirrus SF50 Vision Jet G2 “vara” pista em tentativa de decolagem em Santa Marta, na Colômbia, em 22.10.22


No domingo dia 16, por volta de 11:00LT (16:00Z), o jato monomotor Cirrus SF50 Vision Jet G2 de matrícula (colombiana) HK-5342G (registro de produção sn 0149, com motorização Williams International FJ33-5A), da PTC – Panamerican Training Center -, com quatro ocupantes, sofreu danos extensos e substanciais ao “varar” pista durante tentativa de decolagem da cabeceira 01 do Aeroporto Simón Bolívar, em Santa Marta (SKSM), no norte da Colômbia. Os quatro ocupantes escaparam com ferimentos, mas primeiras informações constam que um menor de idade foi atropelado, e morto, após a excursão da pista pelo jato.

O jato decolaria com destino de Bogotá/Aeroporto Eldorado (SKBO), a cerca de 385 MN ao sul.

Em linha do litoral/praia, em elevação de 22 pés, o Aeroporto Simón Bolívar, em Santa Marta (SKSM), tem pista (01/19) de 40 x 1.700 m., sem restrições para distâncias declaradas.
As primeiras informações constam que o jato “varou” a pista, atravessou uma cerca perimetral do aeroporto, cruzou uma via urbana e colidiu com um estande (quiosque) de venda de comercio ambulante, junto de uma árvore, na calçada de praia.

Imagens mostram que as duas cabeceiras contam com trecho pavimentado “extra” – no caso da cabeceira 19, cerca de 35 m. No lado da cabeceira 19, a divisa do aeroporto dista cerca de 70 m. da cabeceira 19, havendo logo após uma via urbana. No prolongamento do eixo da pista, ligeiramente à direita, na calçada para praia, existem duas árvores, próximas, distando cerca de 105 m. da cabeceira; este ponto seria o da posição final do jato após a excursão de pista. [EL] – c/ fontes