Cirrus SR22 GTS G3 pousa forçado com paraquedas balístico em vôo de teste pós-manutenção, em terreno descampado urbano em Lages/SC, em 05.02.23

Fonte: g1 e scc10, em 25/10/2023
Na tarde do dia 26 (de jan., quinta), o avião monomotor Cirrus SR22 GTS G3 de matrícula PR-COL, com dois ocupantes, pousou forçado, com uso do paraquedas balístico (CAPS), em terreno descampado urbano de Lages (SC), no bairro Chapada, após perda de potência de motor durante vôo de experiência pós-manutenção. A Polícia Militar afirmou que o acidente ocorreu por volta das 18:00LT (ie, 15:00Z).
O avião pousou em posição normal, sofrendo danos consideráveis do “pouso na vertical”, e os dois ocupantes tiveram ferimentos leves – escoriações, segundo o com o Corpo de Bombeiros Militar.
Um dos ocupantes (homem, de 36 anos), que seria mecânico aeronáutico, disse aos bombeiros que o avião teve perda de potência e foi preciso fazer um pouso de emergência em uma área de vegetação de um condomínio. Para isso, foi usado o paraquedas da própria aeronave. O avião havia passou por uma revisão encerrada no dia e, durante um vôo de teste, houve a falha do motor de perda a potência, forçando pouso numa área isolada de vegetação, junto de uma via urbana secundária. Ele e o piloto (26 anos) tiveram lesões leves e recusaram atendimento dos bombeiros.
Além dos bombeiros, estiveram no local o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o helicóptero da Polícia Militar, “Águia 04”, e os próprios policiais militares.
Complementação: conforme dados do RAB, o Cirrus SR22 GTS G3 de matrícula PR-COL é o aparelho com registro de produção sn 3017, fabricação 2008, tendo proprietário e operador mesma Pessoa Física, registrado na categoria do transporte privado, com último registro de compra/transferência em junho de 2019. O avião é aprovado para até três passageiros e MTOW de 1.542 kg, para operação IFR diurno/noturno. A data de emissão do Certificado de Aeronavegabilidade (CA) é de abril de 2020, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até abril (2023).
Atualização: a ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, com classificação acidente de falha de motor em vôo.
De acordo com súmula factual inicial, o avião, com dois ocupantes (um passageiro e um piloto), decolou do aeroporto de Lages (SBLJ), neste município de SC, por volta das 20:40Z (17:40LT), para realizar vôo local. Durante o circuito de tráfego, às 20:50Z (17:50LT), o piloto “perdeu altura e a aeronave colidiu contra o solo”. O avião teve danos substanciais, os dois ocupantes saíram ilesos.
Os trabalhos relativos à investigação aeronáutica (pelo CENIPA) da ocorrência estão em andamento, com o avião tendo sido liberado para o operador.
Na FIR Curitiba/SBCW (jurisdição CINDCTA-II), o aeroporto de Lages/Antônio Correia Pinto (SBLJ) dista cerca de 92 MN a oeste de Florianópolis/SBFL. A 10 MN a NW, está o Aeroporto Regional do Planalto Serrano (SNCP), em altitude de 2.887 pés. Em elevação de 3.064 pés, o aeródromo público de Lages tem pista (17/35) de 30 x 1.532 m. (com restrição de 90 m. junto da cabeceira 35, incluindo deslocamento da cabeceira para operações de decolagem e pouso), com pavimento com resistência PCN 17 e resistência de subleito baixa, com homologação para operação VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna (mas não dispondo de procedimentos de operação IFR).
METAR do “Regional do Planalto Serrano” (SNCP), a 10 MN a NW em altitude de 2.887 pés (-177 pés), vigente na hora do acidente, registrou um bom tempo, com condição VMC, com visibilidade de 10 km ou superior, céu com poucas nuvens com base a 3.000 pés, com nuvens TCU; o vento era nordeste fraco, temperatura (ainda quente) de 27°C e pressão atmosférica na baixa barométrica de 1.015 hPa.
METAR SNCP 262000Z 07008KT 9999 FEW030 FEW030TCU 27/18 Q1014=