Cirrus SR22 GTS G5 tem falha de motor após partida de Blumenau/SC (com destino de SP) e “pousa forçado” com CAPS em Massaranduba/SC, em 13.04.23
Na quarta dia 29 (de março), por volta de 08:40LT (11:40Z), o monomotor Cirrus SR22 GTS G5 Carbon de matrícula PR-JJC, operador pela Bella Janela Indústria de Cortinas Ltda., pousou forçado numa plantação de arroz, perto da rodovia estadual SC-108, no município de Massaranduba (SC), com uso de paraquedas balístico (CAPS – Cirrus Airframe Parachute System, # 144). O avião transportava cinco pessoas (quatro passageiros e um piloto), que escaparam ilesas. O pouso foi bem sucedido, mas o avião teve danos extensos.
O CENIPA listou a ocorrência no painel SIPAER como acidente de “falha de motor em vôo” (SCF-PP).
Conforme a súmula factual inicial, no dia 29, o monomotor Cirrus SR-22 de matrícula PR-JJC decolou do aeródromo público de Blumenau (SSBL), em SC, com destino do Aeroporto Campo de Marte (SBMT), em São Paulo (SP), aproximadamente às 11:30Z (08:30LT), com cinco pessoas a bordo (sendo quatro passageiros e um piloto), em vôo de transporte privado de pessoal.
Com cerca de 10 minutos de vôo, durante subida, o avião teve uma forte vibração seguida da “parada” do motor. O piloto acionou o sistema de paraquedas (CAPS) e o avião aterrou numa plantação de arroz na localidade de Massaranduba, em SC, a 14 MN a N-NE de Blumenau (SSBL). O avião teve danos substanciais, os cinco ocupantes saíram ilesos.
Os trabalhos relativos à ocorrência, pelo CENIPA, estão em andamento, o avião tendo sido liberado para o operador.