Cirrus SR22 tem incidente de estouro de pneu da triquilha em pouso no Campo de Marte/SP, em 07.02.22


No dia 12 (jan.), o monomotor Cirrus SR22 de prefixo PR-LLW (registro de produção sn 2248, ano de fabricação 2006), decolou do Aeródromo Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí/SP (SBJD), com destino do Aeroporto Campo de Marte, São Paulo/SP (SBMT), por volta das 12:45Z (09:45LT), em um vôo privado, com dois ocupantes, sendo um piloto e um passageiro. Ao pousar no “Campode Marte” (SBMT), às 13:03Z (10:03LT), com 18 min. de vôo, os ocupantes sentiram uma vibração no trem de pouso do ‘nariz’, o piloto prosseguiu até livrar a pista e realizou o corte do motor na taxiway para verificação do avião, tendo sido constatado o estouro do pneu dianteiro. O avião teve danos leves.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de estouro de pneu. No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi liberado para o operador.

O avião pertence e é operado por Pessoa Jurídica, sendo registrado na categoria do transporte privado (TPP/RBAC-91). O avião é aprovado para até três passageiros (e mais um piloto), com MTOW de 1.540 kg, para operação IFR diurno/noturno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em setembro de 2020, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até setembro de 2022.

Conforme boletins METAR, o tempo no “Campo de Marte” (SBMT) era bom, com vento norte fraco (se estabilizando em direção) – após reporte anterior com variação de direção de 100º, entre 180º a 280º, média de 230º, para direção predominante de 230º), visibilidade de 10 km ou superior e céu nublado com Teto a 2.300 pés (sem nebulosidade reportada no boletim anterior, via condição CAVOK), temperatura moderada de 25ºC e pressão atmosférica (QNH) de 1.016 hPa.

METAR SBMT 121200Z 23003KT 180V280 CAVOK 22/19 Q1016=
METAR SBMT 121300Z 36002KT 9999 BKN023 25/19 Q1016=
METAR SBMT 121400Z 32004KT 9999 FEW026 SCT040 25/19 Q1016=

O aeroporto de Jundiaí/ Comandante Rolim Adolfo Amaro (SBJD) tem pista asfaltada de 30 x 1.400 m. A operadora do aeroporto é a concessionária privado VOA SP.

Em elevação de 2.371 pés, o “Campo de Marte” (SBMT) tem pista 12/30 de 45 x 1.600 m., (com LDA de 1.300 m. para pista 12 e de 1.450 m. para pista 30), asfaltada, com resistência de pavimento PCN 16. A cabeceira 30 tem sistema PAPI. O aeroporto tem homologação para vôo VFR/Diurno e Noturno, e autorização para VFR Especial, havendo carta de circuito de tráfego (VAC) e opera com serviço de controle de tráfego aéreo. A operadora do aeroporto é a INFRAERO.