Cirrus Vision Jet com novo radar meteorológico – o Auto Radar, da Garmin, em 26.07.23


A Cirrus Aircraft está adicionando dois recursos no jato monomotor Vision Jet SF-50 para melhorar a consciência situacional e a conectividade dos pilotos em todas as fases de vôo e do pré-vôo. A fabricante americana anunciou, no dia 19, que o radar “Auto Radar”, da Garmin, agora será um equipamento do jato, junto com o aplicativo móvel Cirrus IQ.

“A Cirrus Aircraft incorpora inovações inteligentes e premiadas em seu ecossistema para tornar o vôo mais simples, seguro e acessível para o piloto e os passageiros”, disse Zean Nielsen, CEO da Cirrus Aircraft. “O premiado Vision Jet é uma prova da dedicação contínua de nossa equipe ao avanço da indústria de aviação pessoal. Ao longo dos anos, o CAPS – Cirrus Airframe Parachute System [sistema de emergência de paraquedas balístico] e o Safe Return Autoland [sistema de emergência de pouso automático, baseado na plataforma desenvolvida pela Garmin] revolucionaram a indústria de aviação pessoal. Agora, com a conectividade do Auto Radar e do Cirrus IQ, os pilotos têm mais consciência situacional durante o vôo e podem simplificar o processo de pré-vôo”, completou Nielsen.
O Auto Radar (Radar Automático), da Garmin, permite que o piloto selecione o alcance do radar desejado, que então escaneia automaticamente a área à frente e exibe uma representação composta meteorológica e em tempo real. Ao selecionar automaticamente um padrão ideal de varredura horizontal (scan pattern) e uma combinação de rastreamento inclinação vertical (vertical tilt), o sistema Auto Radar trabalha para criar uma visão detalhada da meteorologia à frente – traçando volumetricamente as áreas de precipitação para fornecer ao piloto uma visão composta em tempo real dos retornos do radar. As imagens são nítidas com uma paleta de 16 cores e supressão automática aprimorada de interferências de perturbações de solo.

O Auto Radar está disponível como parte do ‘pacote’ de consciência situacional aprimorada (Enhanced Awareness Package).

Enquanto isso, o aplicativo Cirrus IQ agora está disponível no Vision Jet SF-50 com a adição de hardware habilitado para LTE.  O hardware habilitado para LTE que assiste o Cirrus IQ agora é padrão nos novos Vision Jet G2+.

Com o aplicativo móvel Cirrus IQ, os pilotos podem verificar proativamente os principais itens operacionais da aeronave, atualizados após cada vôo de praticamente qualquer lugar do mundo. Atualmente, esses itens importantes incluem o último status conhecido dos níveis de combustível e oxigênio, localização da aeronave, horas de vôo, ciclos do motor e outros itens.

O Cirrus IQ simplifica cada vez mais a propriedade e operação de aeronaves com recursos como Maintenance Minder [Aviso de manutenção] e Technical Publications (Publicações Técnicas] para os operadores acompanharem os intervalos de manutenção de suas aeronaves e se manterem atualizados com quaisquer publicações técnicas aplicáveis ​​para suas aeronaves. Os recursos “My Trips anda Achievementis” (Minhas viagens e conquistas) registram automaticamente cada vôo concluído junto com as marcas (“conquistas”) do vôo. O recurso “Find Us” (Encontre-nos) permite que os operadores localizem rapidamente serviços de suporte da rede Cirrus como “Campus” de Aeronaves Cirrus, Centros de Serviços Autorizados Cirrus e “Parceiros de Treinamento” próximos diretamente no aplicativo.

O aplicativo móvel Cirrus IQ será disponível para proprietários/operadores com um contrato JetStream ativo.

Retrofits de Auto Radar e Cirrus IQ estarão disponíveis para proprietários das versões G2 e G2+ do Vision Jet no futuro por meio de atualizações e acessórios Cirrus. [EL]

Canal YTb Cirrus Aircraft – Introduzindo o “Auto Radar”, da Garmin, no Vision Jet SF-50:
https://www.youtube.com/watch?v=TK9trzwKIyE

Canal YTb Cirrus Aircraft – Introduzindo o Cirrus IQ no Vision Jet SF-50:
https://www.youtube.com/watch?v=QLd8NBaiWuo