Citation C510 Mustang tem incidente de estouro de pneus de trem principal em pouso em Jundiaí/SP, em 27.11.22
No dia 23, o jato executivo Cessna Citation C510 Mustang de matrícula PP-NNN decolou do Aeroporto Comandante Rolim Adolfo Amaro (SBJD), em Jundiaí/SP, para vôo local com dois tripulantes a bordo.
Às 19:10Z (16:10LT), durante o pouso, houve o estouro dos dois pneus do trem de pouso principal e o avião parou na pista. O avião teve danos leves.
A ocorrência está listada no painel SIPAR, do CENIPA, como Incidente de “Estouro de pneu”. Os trabalhos relativos à investigação aeronáutica (pelo CENIPA) da ocorrência estão encerrados, o avião tendo sido liberado para o operador.
O avião, de matrícula PP-NNN, é o aparelho com registro de produção sn 510-0041 e fabricação 2007. É registrado na categoria do transporte privado, com último registro de compra/transferência em setembro de 2020, sendo proprietário e operador Pessoa Jurídica. O avião é aprovado para cinco passageiros e MTOW de 3.921 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em janeiro de 2021, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até fevereiro de 2023.
O aeroporto Comandante Rolim Adolfo Amaro (SBJD) é homologado para operação VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna; operação com serviço de controle de tráfego aéreo de aeródromo no horário de 10:15-21:45Z (07:15-18:45LT), diariamente, com o sistema de balizamento funcionando até às 21:45Z (18:45LT), ou a partir deste horário mediante prévia solicitação para operadora do aeroporto, a concessionária VOA SP.
Em elevação de 2.470 pés, o aeroporto Comandante Rolim Adolfo Amaro (SBJD) tem pista (18/36) de 30 x 1.400 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 21 e resistência de subleito alta. A cabeceira 18 é dotada de sistema de indicação de rampa de aproximação PAPI (para MEHT de 41 pés).
A operação no aeródromo conta com carta VAC (para entrada ou saída do circuito de tráfego, e transição para os corredores visuais – REA) e procedimentos IFR de saída e aproximação por navegação por satélite, para operação nas duas cabeceiras (com a utilização dos procedimentos em condicionada ao tráfego em operação no aeroporto Viracopos, em Campinas/SBKP, 15 MN a NW, podendo inclusive ser negada ou ficando sujeita a longa espera, a critério do APP-SP).
No momento da operação do CJ “Mustang“, o tempo no “Cmte. Rolim Adolfo Amaro” (SBJD) era bom, em condição VMC. O METAR vigente da hora do pouso informou vento norte (DV 350º/DM 012º) fraco (de 06 KT), com incidência variável 060º (entre DV 320º/DM 342º e DV 020º/DM 042º, com direção média DV 350º/DM 012º), visibilidade de 10 km ou superior, céu mantendo-se com uma camada à 5.000 pés de base, com poucas nuvens TCU (sem alteração a reportes anteriores) e nuvens esparsas, temperatura do ar de 28ºC e QNH chegando a 1.0100 hPa.
METAR SBJD 231700Z 35008KT 310V020 9999 FEW050TCU SCT050 28/17 Q1013=
METAR SBJD 231800Z 02008KT 9999 FEW050TCU SCT050 29/17 Q1012=
METAR SBJD 231900Z 35006KT 320V020 9999 FEW050TCU SCT050 28/17 Q1011=
METAR SBJD 232000Z 32003KT 270V020 9999 FEW050TCU 28/16 Q1011=
METAR SBJD 232100Z VRB02KT 9999 FEW050TCU BKN100 27/17 Q1011=
SPECI SBJD 232145Z 03005KT 350V050 9999 VCTS FEW050CB BKN100 25/17 Q1012=
A condição de direção de vento (de norte) indicaria a operação na pista 36. A direção predominante incide com desvio com relação ao eixo da pista de cerca de 12º, pela direita e de proa na operação da pista 36, e desvio de 18º (pela esquerda) e de 42º pela direita.