Citation C560XL (POB 9) pousa monomotor em Guarulhos/SP após perda de pressão de óleo em um motor durante decolagem/partida de Congonhas/SP, para vôo para Porto Seguro/BA, em 24.11.22


No dia 11, o jato executivo Cessna Citation C560XL de matrícula PP-RST (registro de produção sn 560-5579, ano de fabricação 2005) decolou do Aeroporto de Congonhas (SBSP), em São Paulo, SP, com destino do Aeródromo privado Terravista (SBTV), em Porto Seguro/BA (a 602 MN em rota direta, a nordeste), para vôo de transporte de passageiros; a bordo, estavam 9 pessoas, sendo sete passageiros e dois pilotos.

Às 18:30Z (15:30LT), após a decolagem, houve a perda de pressão de óleo do motor direito, tendo-se procedido o seu corte. A tripulação alternou para o Aeroporto de Guarulhos/Governador André Franco Montoro (SBGR), São Paulo, a 15 MN a NE de Congonhas (SBSP), onde realizou pouso monomotor. Não houve danos na aeronave.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de falha de motor. Os trabalhos relativos à investigação aeronáutica (pelo CENIPA) da ocorrência estão encerrados, o avião tendo sido liberado para o operador.

O jato é propriedade e operação da VOAR Aviation Táxi-Aéreo (empresa pela RBAC 135), registrado na categoria de transporte de Serviço Público Não-regular (Táxi-aéreo – TPX), com último registro de compra/transferência em outubro passado. O avião é aprovado para até sete passageiros (e dois tripulantes) e MTOW de 9.163 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em janeiro de 2022, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até janeiro de 2023.

A VOAR Aviation Táxi-Aéreo tem hangar em Congonhas (SBSP), como base de operação de vôo e unidade de hangaragem e manutenção aeronáutica.

Em elevação de 2.631 pés, Congonhas (SBSP) tem duas pistas paralelas asfaltadas 17/35, a principal, 17R/35L de 45 x 1.940 m., com LDA para pouso nas duas cabeceiras de de 1.660 m., e a auxiliar 17L/35R de 45 x 1.495 m., com LDA para pouso nas duas cabeceiras de de 1.195 m.

Em elevação de 2.461 pés, Guarulhos (SBGR) tem duas pistas paralelas asfaltadas 10/28, a 10L/28R de 45 x 3.700 m., com LDA de 3.610 m. na pista 10L e de 3.640 m. na pista 28R, e a 10R/28L de 45 x 3.000 m., com LDA para pouso nas duas cabeceiras de 3.000 m.

Ao momento da operação, o tempo nos dois aeroportos paulistanos envolvidos era afetado por um sistema convectivo, com surgimento repentino de CB na área dos aeródromos – primeiramente em Congonhas e depois em Guarulhos. Pelos boletins METAR de 18Z e 19Z, os aeroportos tinham condição IMC, por nebulosidade (Congonhas com Tetos de 600 e 700 pés, Guarulhos com Tetos de 1.300 e 700 pés), com visibilidade de até 5 km, com operação IFR. No METAR vigente da hora do incidente, em fase de recuperação (na fase de dissipação da trovoada, de curta duração), Congonhas tinha a visibilidade (em recuperação) chegando a 6 km, prejudicada por chuva leve (em sequência à trovoada com chuva moderada), céu com duas camadas baixas, com poucas nuvens com base a 400 pés e nuvens de céu nublado com Teto de 600 pés; o vento era sul moderado, temperatura do ar de 19ºC (com redução de 2ºC em uma hora), orvalho de 18ºC) e pressão atmosférica de 1.016 hPa. Guarulhos tinha melhor condição, com visibilidade de 8 km e céu nublado com Teto a 1.300 pés, com chuva leve.

O METAR seguinte mostra a melhora da condição em Congonhas, com o fim da chuva, visibilidade chegando a 10 km ou mais, com nebulosidade de apenas uma camada, de céu nublado com Teto subindo para 700 pés. E a piora em Guarulhos, com trovoada com chuva leve (após breve interrupção de chuva leve) e bruma, com redução da visibilidade para 5 km, com Teto de céu nublado baixando (de 1.300’) para 600 pés e uma segunda camada, com poucas nuvens CB com base a 3.500 pés.

METAR SBSP 111700Z 17016KT 9000 SCT007 BKN013 21/18 Q1016=
SPECI SBSP 111712Z 17016KT 7000 SCT003 BKN009 21/18 Q1016=
SPECI SBSP 111732Z 16016KT 7000 TS SCT003 BKN006 FEW050CB 20/18 Q1016=
SPECI SBSP 111745Z 20010KT 4000 TSRA BR FEW002 BKN006 FEW046CB 20/18 Q1017=
METAR SBGR 111700Z 16011KT 8000 SCT035 24/19 Q1014=
METAR SBSP 111800Z 19012KT 6000 -RA FEW004 BKN006 19/18 Q1016 RETSRA=
METAR SBGR 111800Z 18008KT 8000 -RA BKN013 21/20 Q1015=
METAR SBSP 111900Z 16011KT 9999 BKN007 19/18 Q1015=
METAR SBGR 111900Z 15006KT 9999 OVC007 20/19 Q1015=
SPECI SBGR 111912Z 14006KT 5000 -TSRA BR BKN006 FEW035CB OVC070 20/19 Q1014=

Em rota direta, a viagem teria distância de 602 MN. Por aerovia (do espaço superior), uma rota via AWY UZ14 (a partir do fixo “KORSA”, a 62 MN de SBSP, no RM 062º, até o fixo “KOKSU”, a 48 MN na radial do VOR Belo Horizonte/BHZ) e UZ16 (do fixo “KOKSU” até o fixo “SEDVO”, a 55 MN no rumo 081º de SBTV e 60 MN no QDM do NBD de Porto Seguro/SGR), voando nas FIR Brasília e Recife A partir da distância para SBTV de cerca de 265 MN), perfazendo distância de 612 MN. O aeródromo Terravista (SBTV), com sua pista (15/33) de 30 x 1.500 m. de asfalto (PCN 23), já opera com procedimentos IFR de chegada e de aproximação, por navegação por satélite-GNSS), para pista 15. O procedimento de chegada tem um dos fixos de entrada sendo “BRIDE” na AWY UZ16, a 54 MN antes do fixo “SEVDO”, para uma transição com mesmo rumo da aerovia/UZ16, até fixo final TV006, IAF do procedimento de aproximação, a 11 MN do ARP, RM 103º (a SW do aeródromo), e o procedimento de aproximação (do IAF/TV06) até o FAF, no WYP TV003, a 4,5 MN a NW do aeródromo, RM 143º, para seguir em condição visual. Os procedimentos fazem parte do plano do DECEA de implementação (a partir de 2021) de procedimentos de aproximação IFR baseados na especificação de navegação RNP APCH para pistas aprovadas somente para operação visual (VFR) – o Aeródromo privado Terravista (SBTV) sendo autorizado a operações VFR diurna e noturna.