Citation C560XL tem estouro de pneu em pouso na Pampulha, em BH, em 24.09.21


Na quarta dia 15 (de setembro), o jato executivo Cessna Citation 560XL de prefixo PP-ADD (registro de produção sn, ano de fabricação 2009), do transporte privado, decolou do Aeroporto de Congonhas (SBSP), em São Paulo, com o destino do Aeroporto da Pampulha-Carlos Drummond de Andrade (SBBH), em Belo Horizonte/MG, em vôo de traslado, com dois tripulantes a bordo.

Durante o pouso, às 18:36Z (15:36LT), na corrida de desaceleração, um pneu da aeronave estourou. A tripulação controlou a aeronave parando dentro dos limites da pista. A aeronave teve danos leves.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como “incidente” de “estouro de pneu”. No tocante à investigação aeronáutica, o avião já está liberado para a operadora.

O Aeroporto da Pampulha-Carlos Drummond de Andrade (SBBH), em Belo Horizonte/MG, dista cerca de 275 MN do Aeroporto de Congonhas (SBSP), em São Paulo. A viagem pode ser realizada pela aerovia inferior Z47 ou superior UZ23 (bloqueado o VOR/DME BHZ (SBBH – 3,1 MN na radial 131).

Em elevação de 2.589 pés, o “Pampulha” (SBBH) tem pista (13/31) de 45 x 2.364 m., com resistência de pavimento PCN 44e resistência de subleito média, com as duas cebceiras equipadas com sistema de indicação de rampa PAPI. O aeroporto opera com serviço ATC. A operação VFR tem carta VAC, estabelecendo as altitudes mínimas no Circuito de 3.700 pés (cerca de 1.100’ AGL) para aeronaves de categoria A e B e de 3.700 pés (cerca de 1.400’ AGL) para aeronaves de categoria C. A operação IFR tem procedimentos de aproximação para as cabeceiras 13 (procedimento LOC) e 31 (procedimento RNAV-RNP, permitindo manobra circular).

O tempo na “Pampulha” (SBBH) era muito bom, em condição VMC, com visibilidade de 10 km ou superior e céu com nuvens esparsas a 3.000 pés, com calor de 35ºC e pressão de 1.017 hPa, com vento leste fraco, pelo METAR da hora do pouso. O boletim seguinte passou a reportar a condição “CAVOK”, pela nebulosidade ainda mais favorável, com vento N-NE fraco.

METAR SBBH 151700Z 28004KT 9999 FEW025 35/04 Q1017=
METAR SBBH 151800Z 10004KT 9999 SCT030 35/04 Q1017=
METAR SBBH 151900Z 01003KT CAVOK 34/03 Q1017=
METAR SBBH 152000Z 10008KT CAVOK 33/07 Q1017=

O avião é aprovado para nove passageiros (e dois tripulantes) e MTOW de 9.163 kg. Registrado na categoria do transporte privado (pelo regulamento RBAC-91), tem último registro de compra/transferência em julho de 2020. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em agosto de 2020, enquanto o Certificado Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até janeiro de 2022.