Citation II “vara” pista em pouso “longo” em Araquari, em SC, em 28.08.21


No dia 26, o jato executivo Cessna 550 Citation II de prefixo PR-LJJ (registro de produção sn 550-0485, ano de fabricação 1984), do transporte privado, decolou às 15:10Z (12:10LT) do Aeroporto de Congonhas (SBSP), em SP, com destino do Aeródromo Clube de Aviação Céu Azul (SWON), em Araquari, em SC, a cerca de 210 MN a SW. Tratava-se de vôo de traslado e a bordo estavam dois pilotos.

Na corrida de pouso no destino, às 16:05Z (13:05LT), o jato ultrapassou os limites finais da pista, após a cabeceira oposta, parando em terreno gramado. A aeronave não teve danos.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como “incidente grave” de “pouso longo”. No tocante à investigação aeronáutica, o jato foi retido.

Ao horário do pouso, o tempo em Joinville (21 MN a norte, em elevação de 15 pés) e Navegantes (19 MN ao sul, em elevação de 18 pés) era bom, principalmente em Joinville, apesar de chuva fraca e base de poucas nuvens a 600 pés (com “Teto” a 10.000 pés com céu nublado) em Navegantes, com pressão atmosférica na região de 1.011 hPa (e temperaturas nos dois aeroportos de 26°C e 18°C, média de 22°C).  O vento era moderado, de sudeste em Navegantes, e de SW-W, com rajada, em Joinville.

METAR SBJV 261500Z 34002KT CAVOK 27/12 Q1011=
METAR SBNF 261500Z 14012KT 9999 -RA FEW006 BKN100 20/18 Q1011=
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METAR SBJV 261600Z 26009G19KT CAVOK 26/12 Q1011=
METAR SBNF 261600Z 13015KT 9999 -RA FEW006 BKN100 18/17 Q1011=
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METAR SBJV 261700Z 14011KT 9999 FEW012 BKN100 22/17 Q1010=
METAR SBNF 261700Z 16009KT 8000 -RA FEW006 SCT030 BKN100 18/17 Q1010=
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METAR SBJV 261800Z 16009KT 7000 -RA BKN010 BKN050 18/17 Q1012=
METAR SBNF 261800Z 14005KT 9999 -RA FEW007 SCT030 BKN100 18/17 Q1011=

O Aeródromo Clube de Aviação Céu Azul (SWON), em Araquari, dista cerca de 21 MN a SE-S de Joinville/SBJV e cerca de 19 ao norte de Navegantes/SBNF, fazendo parte de empreendimento de “condomínio aeronáutico”. Em elevação de 16 pés, o aeródromo (privado) tem pista (16/34) de 23 x 1.199 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 13 e resistência de subleito muito baixa, não dispondo de sistema de indicação de rampa. O aeródromo é registrado somente para operação VFR diurna.

O jato é aprovado pela ANAC para até oito passageiros e MTOW de 6.033 kg. Registrado na categoria do transporte privado, tem último registro de compra/transferência em janeiro de 2021. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em maio enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até agosto de 2022 – acabando de ser emitido, na data de 20/08/2021.