Clientes asiáticos obtêm acesso ao programa CPO de Honda Jet usados certificados, em 21.02.23


Em meio à agenda da feira aeronáutica Singapore Airshow, a Honda Aircraft anunciou que está introduzindo seu programa de aeronaves usadas certificados (CPO – Certified Pre-Owned) – no caso, o jato Honda Jet – para apoiar negócios e clientes de seu jato executivo leve na Ásia.

A Honda Aircraft expandiu recentemente sua rede de prestadores de serviços autorizados no sudeste Asiático com a adição de KarbonMRO, Forth Corporation e WingsOverAsia.

A Honda Aircraft divulga que seleciona cuidadosamente as aeronaves para o programa CPO, exigindo que os aparelhos sejam mantidos de acordo com critérios específicos de fabricante em instalações autorizadas.

“A aeronave deve passar por uma inspeção completa antes da compra, cobrindo mais de 208 pontos embarcados e não ter histórico de danos ou memorandos de reparo”, disse o diretor comercial e vice-presidente sênior da Honda Aircraft, Amod Kelkar, para a mídia AIN.

A fabricante já entregou pouco mais de 250 Honda Jet incluindo 23 jatos para a Ásia. A frota Honda Jet registrou mais de 210 mil horas de vôo com uma confiabilidade de despacho de 99,7%.

Em 2023, a atividade de vôos Honda Jet na Ásia aumentou 20%, com os clientes baseados no Japão e na Tailândia representando 95% do total.

“A demanda vem do uso pessoal, corporativo e de fretamento da aeronave”, disse Kelkar. “Além disso, os compradores de jatos leves podem estar procurando diminuir seu impacto no meio ambiente e, ao mesmo tempo, aproveitar os benefícios das viagens aéreas privadas”, completou Kelkar.

Desde a sua introdução em 2015, o Honda Jet passou por uma série de atualizações, aumentando o alcance original de cerca de 1.200 MN para os 1.547 MN (+347 MN, 28,9%) da mais recente versão, o Elite II. Com capacidade de operar com velocidade de 422 KTAS e altitude máxima de FL430, o Honda Jet pode acomodar até oito passageiros.

A Honda Aircraft agora está trabalhando no modelo Honda Jet Echelon, maior e de maior alcance, com o planejamento de lançamento da aeronave no mercado em 2028. A equipe de engenharia espera concluir a revisão do projeto neste verão, enquanto se prepara para lançar a aeronave e iniciar os testes de vôo em 2026.

A Honda Aircraft manterá no modelo Honda Jet Echelon a distinta solução de suporte do motor sobre a asa (para cima) da aeronave original Honda Jet, que tornou a cabine mais silenciosa e criou espaço para um banheiro fechado na parte traseira da cabine, além de reduzir o arrasto.

O Echelon se assemelha ao Honda Jet original o suficiente para ser certificado sob uma alteração ao certificado Tipo pelo regulamento (FAA) PART-23 original.

O Echelon será um pouco maior que o atual modelo Elite II, com fuselagem 4,5 polegadas (11,43 cm) mais alta e 1 polegada (2,54 cm) mais larga para permitir mais espaço para até 11 passageiros. O modelo terá dois motores turbofan Williams International FJ44-4C (Honda Jet conta com motores GE Honda Aero HF120). O motor Williams suportará um alcance de até 2.625 MN com 5 ocupantes (quatro passageiros e um único piloto), com capacidade velocidade de até 450 KTAS e uma altitude operacional máxima FL470. A cabine de comando contará com a mesma suíte aviônica Garmin G3000 do HJ.

Os clientes terão a opção de interiores de cabine executiva, clubseat ou divã, cada uma oferecendo 5,5 polegadas (13,97 cm) a mais de espaço na altura dos ombros e 7 polegadas (17,78 cm)na parte inferior dos assentos.

De acordo com o fabricante, será 20% mais eficiente em missões típicas em comparação com jatos executivos leves e 40% mais eficiente que jatos de médio porte. [EL] – c/ fonte