Cmte.-entusiasta de aviação vendendo seu Learjet 23 em condição operacional, em 10.10.25
No dia 07, o editor-chefe da AIN Matt Thurber postou na plataforma on line da mídia um artigo – “Fun times flying a classic Lear 23” [Tempos divertidos voando um clássico Lear Jet 23] para repercutir a condição de operacionalidade do único Lear Jet 23 em situação de aeronavegabilidade.
Thurber revela que o único Lear Jet 23 em condições de vôo, equipado com um kit de atenuador de ruído (hushkit) – que permite operações normais de vôo, conforme regulamentação -, está no pavilhão “Tribute to Flight” (Tributo ao vôo) na área da exposição estática da feira de aviação executiva americana NBAA-BACE, mas possivelmente por tempo limitado, até o dia 08.
De propriedade o comandante Jim Donovan, o raro avião será leiloado em um evento da Mecum Auctions no mês que vem.
O jato é o aparelho com registro de produção (sn) 23036, ano de fabricação 1965, motorização GE CJ-610-SER, com prefixo o N477K (original, desde a entrega pela fabricante). O Certificado de Aeronavegabilidade vigente foi emitido em 15/06/2021, com validade até 30/06/2028. O jato tem proprietário a Learjet 23 LLC, com endereço em Wilmington, em Delaware. O Lear já conta com mais de 5.524 horas de vôo até o momento, e cada motor tem cerca de 2.000 horas restantes antes da revisão.
Registro por AIN/Matt Thurber

A cada passo e manobra, a experiência de Donovan com este avião em particular revelou uma série de coincidências históricas. A mais recente foi a chegada do famoso piloto e aviador do Lear, Clay Lacy, a Las Vegas (Nevada) para o evento da NBAA-BACE 2025. Donovan voou de sua base na região de Sacramento (Califórnia), para Van Nuys (em Los Angeles, na Califórnia) para buscar Lacy e levá-lo ao Aeroporto Executivo de Henderson (Las Vegas), que sedia a exibição estática da NBAA nesta semana.
Lacy foi o primeiro revendedor da Bill Lear e há muito tempo está envolvido com a aeronave de alto desempenho — um dos primeiros jatos executivos fabricados para esse fim.
O N477K é o 36º Lear — construído em 1965. E sendo um modelo 23, sofre de um desafio enfrentado por todos os primeiros jatos Lear equipados com o lendário, porém barulhento, motor turbojato GE CJ-610: não pode voar legalmente sem um kit de atenuador de ruído. A Avcon desenvolveu um kit de atenuador de ruído para os modelos Lear 24/25, mas esse STC não incluía o Lear 23, explicou Donovan.
Donovan aprendeu a pilotar Lear como piloto de operação de fretamento sob a tutela do fundador da Hop-A-Jet, Harvey Hop, na década de 1980. Posteriormente, pilotou aeronaves aeromédicas e, em seguida, passou a pilotar aeronaves comerciais, para depois se aposentar. Seu avião mais recente foi um bimotor a pistão Aerostar 600A, que Donovan vendeu para pagar a manutenção que o LJ-23 (N477K) necessitava, após a compra do jato.
Na verdade, Donovan comprou dois aviões Lear 23: além do LJ23 sn 23036, ano de fabricação 1965, motorização GE CJ-610-SER (N477K), também o LJ23 sn 23-082A, motorização GE CJ-610-4, com prefixo N823LJ, com Certificado de Aeronavegabilidade vigente foi emitido em 20/09/2020, com validade até 30/09/2027, ainda hoje sob propriedade da Learjet 23 LLC. O LJ23 N477K foi adquirido há cerca de cinco anos. Um ano atrás, Donovan levantou recurso (financeiro) suficiente para pagar a manutenção necessária para restaurar o LJ23 N477K para condição de vôo, usando peças de ambos os jatos. O jato (N477K) estava em “excelentes condições”, disse Donovan, com interior e pintura novos, executados em 1999.
Felizmente, dentro componentes de um dos jatos, havia único kit de atenuador de ruído Estágio III, já aprovado para o Lear 23, de acordo com Donovan. “Alguém gastou US$ 120.000 neste kit de abafador em 2008 ou 2006 e voou para a BAE/Tracor, depois devolveu o STC à FAA. Comprei um Lear com esse conjunto, depois comprei este [N477K] e obtive permissão da FAA para a trocar o kit de atenuação de um para o outro”, revelou Donovan.
Em algum momento, um navegador Garmin GNS-530 foi instalado no LJ23 (N477K), que também foi equipado com recursos Avcon RVSM, Garmin ADS-B OUT e TAWS. “Eu preferiria que não tivesse atualizações de aviônicos e tivesse os rádios e navegadores originais”, admitiu Donovan.
Foto por Taylor Kim, no JetPhotos, postada em 15/08/2025,
de registro em 14/08/2025 no aeroporto Buchanan Field, em Concord, na Califórnia/EUA (KCCR)
https://www.jetphotos.com/photo/11790958
Depois de recolocar no LJ23 (N477K) em condição de vôo no ano passado, Donovan queria voar no jato pelo EUA com sua esposa vestida de Brigitte Bardot, para reproduzir uma foto famosa de Bardot e seu marido, Gunter Sachs, em frente ao avião. Bardot se casou com o playboy e industrial alemão em 14 de julho de 1966. Donovan se vestiria de Frank Sinatra e seu copiloto usaria traje de Dean Martin, em homenagem às experiências de ambos os atores voando em Lear Jet. No entanto, o custo da viagem seria muito alto, e Donovan acrescentou: “Minha esposa não gosta de ficar em um jato pequeno por tanto tempo”.
Curiosa e coincidentemente, em um leilão da Mecum em Glendale (Arizona), em março, Donovan conheceu uma “bela moça loira” que ele achou ideal para interpretar o papel de Brigitte Bardot na viagem. Ela se revelou Pat Bondurant, viúva do piloto e professor Bob Bondurant e presidente e CEO da Bondurant Racing School. Quando Donovan mencionou Brigitte Bardot, Pat explicou que seu marido namorou Bardot em 1965, quando ele estava na França ensinando James Garner a pilotar carros para o filme “Grand Prix”.
De qualquer forma, essa viagem de fantasia nunca saiu do papel, e Donovan planeja leiloar o Lear (N477K) no leilão da Mecum em 15 de novembro, após sua aparição nesta semana no “Tribute to Flight” da NBAA. No mesmo leilão, um segundo lote leiloará o LJ23 de prefixo N823LJ para servir de peças de reposição.
“Não sou rico”, disse Donovan, para prosseguir: “Não posso me dar ao luxo de voar com ele por mais de uma hora a cada três meses. Eu consegui, eu fiz, eu me diverti”. [EL]
