Coalizão de 15 entidades da aviação pleiteiam isenção de tarifas e pedem reunião com autoridades da administração para discutir riscos da cadeia de suprimentos, em 13.03.25


Em post no dia 12 na plataforma online da mídia, a editora da revista mensal AIN Kerry Lynch repercutiu a mobilização da indústria da aviação em meio ao cenário da política de tarifários sobre importações imposta pelo governo Trump.

Lynch postou que, à medida que as taxas (tributação) de 25% sobre aço e alumínio entram em vigor nesta semana, uma ampla faixa de organizações de aviação está apelando à Administração Trump para considerar uma isenção para a indústria aeroespacial de tarifas para garantir que não haja consequências não intencionais.

Numa carta enviada no dia 12 ao Secretário de Transportes (DoT) Sean Duffy, ao Secretário de Comércio (DoC) Howard Lutnick e ao Representante Comercial do EUA Jamieson Greer, 15 organizações de aviação sediadas no EUA pediram uma reunião para discutir o estado da indústria.

As 15 entidades signatárias são:

  1. Aeronautical Repair Station Association
  2. AEA – Aircraft Electronics Association
  3. AOPA – Aircraft Owners and Pilots Association
  4. Airlines for America
  5. ATCA – Air Traffic Control Association
  6. CAA – Cargo Airline Association
  7. EAA – Experimental Aircraft Association
  8. GAMA – General Aviation Manufacturers Association
  9. Light Aircraft Manufacturers Association
  10. National Agricultural Aviation Association
  11. NACA – National Air Carrier Association
  12. NATA – National Air Transport Association
  13. NBAA – National Business Aviation Association
  14. Professional Aviation Safety Specialists
  15. VAI – Vertical Aviation International

Apontando para um relatório sobre os riscos da cadeia de suprimentos, que envolve dezenas de milhares de fornecedores de todo o mundo que não podem ser facilmente substituídos ou substituídos, as organizações escreveram: “É essencial que o governo e a indústria trabalhem juntos para minimizar interrupções de custo e disponibilidade na cadeia de suprimentos da aviação”.

A carta também aponta para a importância dos acordos bilaterais de segurança.

A carta veio um dia depois que a Casa Branca implementou as tarifas de 25% sobre aço e alumínio, mas também prometeu (e depois reconsiderou) planos para dobrar essas tarifas sobre o Canadá em particular.

Os líderes da aviação executiva têm tentado investigar os detalhes da implementação das tarifas, mas a situação está mudando constantemente.

“O cenário tarifário é incrivelmente fluido, a dinâmica está mudando a cada dia e até mesmo a cada hora …, é incrivelmente imprevisível, e há muitas perguntas sem resposta enquanto esperamos por mais orientações das agências governamentais responsáveis ​​por essas políticas e da Casa Branca”, disse Kristie Greco Johnson, vice-presidente sênior de assuntos governamentais da NBAA, durante um webinar que a NBAA organizou sobre tarifas no dia 11. Mas, Johnson acrescentou que a associação esperava fornecer um pouco mais de clareza sobre questões surgidas e orientações governamentais por meio do webinar.

No início deste mês, a Casa Branca implementou tarifas de 25% sobre o Canadá e o México e dobrou as tarifas para 20% sobre produtos da China. No entanto, na semana passada, também suspendeu por um mês as tarifas sobre produtos que se enquadravam em um acordo comercial anterior entre EUA, México e Canadá (USMCA) negociado pela primeira Administração Trump.

Aeronaves e motores de turbina a gás devem ser cobertos pela isenção, defendeu Jonathan Epstein, sócio do escritório de advocacia Holland & Knight, durante o webinar promovido pela NBAA. Isso inclui motores novos e usados. Mas Epstein observou que a situação é um pouco mais complexa para peças, e os detalhes ainda precisam ser resolvidos; outras questões permanecem, como a aplicação a atualizações e serviços de manutenção aeronáutica.

Tornando isso mais complicado, segundo Epstein, estão as políticas aeroespaciais da Alfândega do EUA que foram amplamente projetadas para uma indústria que operava sem tarifas. Isso deixa lacunas na aplicação. No entanto, as empresas devem certificar que seus produtos se qualificam sob a isenção do USMCA, e Greco Johnson acrescentou que as fabricantes estão ansiosas para facilitar esse processo.                               

Coalizão da indústria da aviação pede à Administração Trump que fortaleça e apoie a cadeia de suprimentos
Por NBAA – 12/03/2025
Com nota postada no dia 12, a NBAA divulgou que uma coalizão de 15 entidades e partes interessadas da aviação variadas escreveu uma carta ao Secretário de Transportes do EUA, Sean Duffy, ao Secretário de Comércio do EUA, Howard Lutnick, e ao Representante Comercial do EUA, Jamieson Greer, pedindo que trabalhem juntos com as partes interessadas da indústria para minimizar as interrupções na cadeia de suprimentos da aviação.

Carta “tarifação cadeia de suprimentos”:
https://nbaa.org/wp-content/uploads/advocacy/letters/20250312-Association-Letter-Tariff-Supply-Chain.pdf

“A cadeia de suprimentos da aviação envolve dezenas de milhares de fornecedores de todo o mundo que fornecem peças, plataformas e sistemas que exigem aprovação de segurança para uso e instalação, todos os quais podem não ser facilmente substituídos ou substituídos”, escreveram os grupos. “Dada essa realidade, é essencial que o governo e a indústria trabalhem juntos para minimizar as interrupções de custo e disponibilidade na cadeia de suprimentos da aviação, que em muitos casos não podem ser resolvidas de forma fácil ou rápida. Acreditamos que esse diálogo e análise beneficiarão a competitividade dos setores de fabricação e manutenção da aviação dos EUA e serão essenciais à medida que a indústria continua a inovar e contribuir positivamente para a balança comercial do EUA”, também registra a carta.

A coalizão instiga os secretários Duffy, Lutnick e o Representante Comercial Greer a trabalhar com a indústria e o Congresso para apoiar políticas e ações focadas no fortalecimento de acordos, políticas e investimentos em segurança da aviação para impulsionar a inovação, bem como medidas para abordar desafios específicos da cadeia de suprimentos da aviação.

Mais especificamente, a coalizão solicitou uma reunião com o governo Trump para discutir o estado da indústria da aviação e recomendações para levá-la adiante. Além disso, enquanto o governo considera todas as políticas relevantes para impulsionar a competitividade da indústria, a coalizão solicitou uma exceção aeroespacial das tarifas para garantir que não haja consequências não intencionais para a cadeia de suprimentos. [EL]