Coalizão de grupos aeronáuticos e da aviação pede incentivos governamentais canadenses ao SAF, argumentando que o país está ficando para trás na corrida da descarbonização do setor ao não incentivar a produção do combustível sustentável, em 14.02.24


Uma coligação de grupos empresariais da indústria aeronáutica e da aviação no Canadá – juntamente com outras partes interessadas – emitiu uma carta à Chrystia Freeland, vice-primeira ministra e ministra das finanças do país, solicitando o apoio com implementação de medidas de incentivo financeiro governamentais para a produção de combustível de aviação sustentável (SAF) no orçamento do país.

A carta observou que o SAF (na sua forma pura e não misturada) pode reduzir as emissões de carbono do ciclo de vida em até 80% em relação querosene de aviação (QAv – JET-A) e apontou para as vantagens inerentes do Canadá na produção do combustível renovável.

“Temos biomassa sustentável variada em abundância, experiência incomparável no desenvolvimento de recursos e energia renovável e, o mais importante, partes interessadas em toda a cadeia de valor prontas para agir e ser líderes nesta frente”, registra a carta.

Apesar disso, a coligação acrescenta a ressalva que o governo canadense ainda não implementou quaisquer incentivos para garantir a produção doméstica de SAF.

Os signatários da carta – que incluem as fabricantes Bombardier e Airbus, a IATA, a transportadora aérea Air Canada, a CBAA – Canadian Business Aviation Association (associação da aviação executiva canadense), o CAC – Canadian Airports Council  (Conselho Canadense de Aeroporto) e outras partes – instaram o governo a seguir as recomendações estabelecidas pelo Conselho Canadense para Combustíveis de Aviação Sustentáveis. As recomendações incluem um crédito fiscal de investimento reembolsável de 50% para instalações de produção de SAF, um crédito fiscal de produção de 10 anos semelhante ao implementado no EUA ou outros mecanismos de garantia de receita para apoiar a produção de SAF e aumentar a comercialização, e a introdução de um programa book-and-claim (um sistema de compra e registro de crédito com ressalva) para uso de SAF no Canadá.

“O Canadá deve garantir que a nossa indústria da aviação possa dispor de formas acessíveis de descarbonização”, afirmou o grupo. “Os incentivos domésticos [nacionais] do SAF são essenciais para garantir que as companhias aéreas e as indústrias aeroespaciais do Canadá estejam posicionadas para serem competitivas internacionalmente e para cumprir as ambiciosas metas de redução de emissões para o setor da aviação”, completa a coligação. [EL] – c/ fonte