Collins Aerospace anuncia programa de modernização de aviônicos Pro Line Fusion e Pro Line 21 para aeronaves turboélice King Air e jato Hawker, em 18.12.24


Em nota no dia 16, a Collins Aerospace (empresa da RTX) anunciou um programa abrangente de atualização e modernização de aviônicos para aeronaves Beechcraft Hawker e King Air abrangendo os sistemas aviônicos avançados Pro Line Fusion e Pro Line 21, da Collins.
O programa de modernização melhora o desempenho e a segurança das aeronaves, ao mesmo tempo em que equipa as cabines de comando com tecnologias que reduzem a carga de trabalho de piloto(s), aumentam a consciência situacional e permitem melhorias de eficiência e capacidade. O programa inclui:
– atualização de aeronaves King Air séries 200 e 300 equipadas com Pro Line 21 para Pro Line Fusion;
– atualizações abrangentes do sistema Pro Line Fusion instalado em fábrica para aeronaves King Air séries 200 e 300; e,
– atualizações de modernização da plataforma Pro Line 21 para aeronaves King Air séries 200 e 300.

As aeronaves Hawker séries 750, 800 e 900 também se beneficiarão das modernizações da plataforma Pro Line 21, estendendo ainda mais as capacidades operacionais e os recursos de segurança, ao mesmo tempo em que atendem aos requisitos de espaço aéreo de última geração.

“O programa de modernização da plataforma de vôo da Collins fornece aos pilotos o desempenho intuitivo e responsivo do convés de vôo necessário para operar em espaços aéreos globais complexos e em constante evolução”, disse Nathan Voight, vice-presidente e gerente geral de Aviônica Comercial e Regional da Collins Aerospace. “As atualizações do Pro Line foram projetadas com o usuário final em mente, com foco na funcionalidade avançada para tornar o voo mais simples, seguro e conectado”, completou Voight.

O sistema aviônico Pro Line Fusion apresenta telas sensíveis ao toque intuitivas e ferramentas avançadas de comunicação, navegação e vigilância, integrando visão sintética, navegação aprimorada e planejamento de voo simplificado para maior controle e eficiência do piloto.

O sistema Pro Line 21 fornece um cockpit digital totalmente integrado e confiável com telas de alta resolução e recursos de comunicação, navegação e vigilância simplificados, projetados para maior consciência situacional e redução da carga de trabalho.

Conforma a nota, a iniciativa de modernização aviônica “Pro Line – Collins” da Collins é apoiada por um programa abrangente de atendimento ao cliente, incluindo uma rede de revendedores robusta e base de instalação, garantindo uma transição suave para operadores e soluções personalizadas que atendem às necessidades exatas dos proprietários de aeronaves.

No dia 16, Matt Thurber, editor-chefe da mídia AIN, postou a notícia da modernização aviônica.

Thurber adicionou que cada uma das atualizações no programa de modernização de plataforma de vôo da Collins incluirá a disponibilidade de FANS 1/A+ e comunicações de datalink controlador-piloto (CPDLC) e ATN B1 europeu, permitindo os mais recentes recursos de comunicação de última geração.

O Certificado Tipo Suplementar (STC) da migração Pro Line 21 para Pro Line Fusion para o King Air 200/300 é esperado para junho, de acordo com o vice-presidente gerente geral de Aviônica Comercial e Regional da Collins Aerospace, Nathan Voight. Isso levará a tecnologia de tela sensível ao toque do Pro Line Fusion para aviões King Air mais antigos, correspondendo à capacidade dos novos King Air de fábrica que têm a suíte aviônica Fusion.

Com esta atualização, a Collins também está incluindo o desempenho de navegação necessário e o desempenho por localizador com capacidade de aproximação de orientação (guia) vertical. Outros recursos são o radar meteorológico MultiScan, da Collins, com varredura automática, endereço ICAO de privacidade para anonimato de posição ADS-B e acomodação de várias combinações de motor e hélice, como conversões de motor Pratt & Whitney Canada PT6A-52 e PT6A-67A Blackhawk.

Para aviões King Air 200/300 já equipados com Pro Line Fusion, um STC de janeiro de 2025 atualizará essas aeronaves para o software Fusion mais recente, adicionando o radar MultiScan, as capacidades FANS 1/A+, CPDLC e ATN B1 e endereço ICAO de privacidade.

Também em janeiro de 2025, aviões King Air 200/300 com aviônica Pro Line 21 terão disponibilidade de um STC para adicionar o radar MultiScan, as capacidades FANS 1/A+, CPDLC e ATN B1 e endereço ICAO de privacidade, e mais sistema de gerenciamento de vôo (FMS) duplo e opções de navegadores por satélite. Isso permite que esses proprietários obtenham esses novos recursos sem precisar fazer a atualização completa da plataforma Fusion.

Os proprietários do jato Hawker 750/800/900 podem atualizar a aviônica Pro Line 21 para os mesmos recursos do King Air 200/300 com um STC de maio de 2024 que recebeu a aprovação da autoridade de aviação civil (CAA) do Reino Unido em outubro e da EASA no mês passado.

Mais certificados STC não-americanos para todos os itens acima “ainda estão por vir”, de acordo com Voight. Informações sobre preços estão disponíveis nos revendedores Collins. [EL]