Com a Trimec Aviation, Gogo obtém da FAA seu primeiro STC por fuselagem do sistema de conectividade por satélite Galileo HDX – no Gulfstream G200, em 19.08.25


Em nota no dia 13, a provedora de sistemas de conectividade por satélite aeroembarcados americana (de Broomfield, no Colorado) Gogo anunciou a aprovação da primeira Certificação Tipo Suplementar (STC) da FAA para a instalação da antena Galileo HDX em fuselagem. O STC foi concedido à Trimec Aviation, fornecedora americana (do Texas) de soluções de MRO e aviônica certificada pela FAA, após a instalação do sistema de conectividade em um jato executivo Gulfstream G200.

A Gogo trabalhou em estreita colaboração com a Trimec Aviation para obter a aprovação da STC, que agora está disponível na sede da Trimec Aviation em Fort Worth, no Texas.

Esta é a primeira aprovação da STC para a antena de órbita terrestre baixa (LEO) concedida pela FAA e representa a primeira aprovação da instalação da antena compacta com direcionamento eletrônico (Electronically Steered Antena – ESA), em fuselagem, na América do Norte.

Aproveitando a constelação Eutelsat OneWeb, proprietários e operadores de aeronaves Gulfstream G200 terão acesso à cobertura global de conectividade de banda larga de alta velocidade e baixa latência, permitindo produtividade, entretenimento e relaxamento com os mais altos níveis de desempenho em qualquer rota operada. A antena de painel plano também adiciona redundância às redes existentes para aumentar a confiabilidade, garantindo cobertura LEO consistente e ininterrupta em todo o mundo.

“Estamos extremamente entusiasmados em receber o STC para a instalação do sistema Gogo Galileo HDX na plataforma Gulfstream G200”, disse Peter Rabadi, vice-presidente de desenvolvimento da Trimec Aviation. “Esta conquista reflete a dedicação de John Holland, gerente geral, e de nossa equipe de aviônicos altamente qualificada em fornecer atualizações inovadoras e voltadas para o desempenho das aeronaves. O Gogo Galileo HDX abre novas possibilidades para os operadores do G200, oferecendo maior consciência situacional, confiabilidade aprimorada e conectividade de última geração tanto para a cabine de comando quanto para a cabine”.

A Trimec Aviation está apoiando opções de atualização para a instalação de retrofit, que requer a instalação de apenas duas unidades substituíveis: a ESA montada na fuselagem e a plataforma AVANCE SCS. Isso permite caminhos de atualização contínuos para o futuro, protegendo o investimento dos proprietários.

“Os proprietários do jato supermédio agora podem otimizar nossa solução de tecnologia avançada para a melhor conectividade da categoria por meio deste novo STC”, afirma Chris Moore, CEO da Gogo. “Além da conectividade preparada para o futuro, os operadores que equipam suas aeronaves se beneficiarão de serviços de valor agregado, incluindo suporte técnico 24 horas por dia, treinamento personalizado, produtos de segurança cibernética e a capacidade de acompanhar os desenvolvimentos futuros em conectividade. Estamos muito satisfeitos com nosso primeiro STC aprovado pela FAA e esperamos ter vários outros confirmados até o final do ano, abrangendo uma ampla variedade de aeronaves”, complementou Moore. [EL]