Com autorização do Governo Federal, aeródromo de Angra dos Reis/RJ terá investimento de R$ 26 mi, com melhorias de infraestrutura operacional e novo terminal de passageiros, em 31.08.21
O Aeroporto de Angra dos Reis (SDAG), no litoral sul do RJ, terá R$ 26 milhões de investimento para diversas obras que vão aumentar a capacidade e a segurança operacional do terminal, divulgou o Ministério de Infraestrutura (MINFRA).
Após nova análise do anteprojeto pelo Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura, será possível licitar a execução dos projetos e do empreendimento. A empresa que vencer o processo licitatório terá que elaborar projeto básico e executivo e executar a obra.
Estão previstas a ampliação da pista de pouso e decolagem sobre o mar, nova pista de táxi e complementação do pátio de aeronaves, a sinalização horizontal, a implantação de balizamento noturno, a iluminação de pátio, a sinalização vertical, além de ações para a implementação da operação por navegação por satélite. Também a construção de terminal de passageiros e da cerca operacional.
No ano passado, a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) havia autorizado o projeto, que acabou modificado pelo governo local.
No total, são R$ 41,8 milhões do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), que vão possibilitar melhorias para os passageiros e segurança operacional nos aeroportos de Angra dos Reis/RJ, Bonito/MS, Cascavel/PR e Sorriso/MT.
Em abril do ano passado, o MINFRA divulgou este montante (R$ 41,8 mi) de investimento federal para melhorias para os passageiros e segurança operacional nos quatro aeroportos – de Angra dos Reis/RJ (SDAG), a 65 MN do Rio de Janeiro-SDU, Cascavel/PR (SBCA), a 237 MM a oeste de Curitiba, Bonito/MS (SBDB), a 109 MN a SW de Campo Grande, e Sorriso/MT (SBSO), a 193 MN a norte de Cuiabá.
À ocasião, o MINFRA anunciou que autorizara o início de obras e a realização de licitações dos quatro aeroportos regionais nas regiões sudeste, sul e centro-oeste.
O aeroporto de Cascavel/PR já tivera expedição da Ordem de Serviço para o início das obras. E que a autorização para o lançamento do edital de licitação havia sido dada à Prefeitura de Sorriso/MT e aos governos de Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro, referente aos aeroportos de Bonito e de Angra dos Reis.
No caso do aeródromo de Angra dos Reis/RJ, o MINFRA havia aceito o anteprojeto e autorizado que o Estado do Rio de Janeiro realizasse o procedimento licitatório para elaboração de projetos básico/executivo e execução das obras de investimentos no Lado “Ar” (abrangendo pista, taxiway, pátio de aeronaves, auxílios à navegação aérea, vias internas e serviços complementares). Esta era a Etapa 1 do Termo de Compromisso vigente entre SAC/MINFRA e o Estado do RJ, com valor previsto de cerca de R$ 26,8 milhões, para ser complementado posteriormente (“em breve”) com a Etapa 2 – compreendendo o Terminal de Passageiros.
Conforme ROTAER, em altitude de 10 pés (ao NMM), o aeródromo de Angra (SDAG) tem pista 10/28 de 30 x 913 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 14 e resistência de subleito média. O aeródromo tem homologação para operação VFR diurna.
Texto: DECEA publica carta IAC-RNAV para Angra dos Reis (SDAG) com implementação de procedimentos de aproximação IFR baseados em especificação de navegação RNP-APCH para pista aprovada somente para operação visual
https://aib-el.com.br/site/decea-publica-carta-iac-rnav-para-angra-dos-reis-sdag-com-implementacao-procedimentos-aproximacao-ifr-baseados-especificacao-navegacao-rnp-apch-p-pista-aprovada-somente-operacao-visual-em-31-08-21/