Com “baixa” de aeronaves contratadas em backlog, General Dynamics (controladora da Gulfstream Aerospace) posta resultado 2T22 da unidade aeroespacial 2T22 com aumento de receita de 15% e de lucro de 22%, em 29.07.22
Uma “limpa da backlog” durante o segundo trimestre resultou na Gulfstream eliminar dessa carteira de aeronaves contratadas por entrega um total de US$ 1,2 bilhões, sendo US$ 300 milhões (25%) em pedidos firmes e US$ 900 mi em opções de “operadores de aeronaves compartilhadas”, revelou a controladora General Dynamics nesta quarta dia 27 durante sua teleconferência com investidores de apresentação de resultado financeiro trimestral.
A Flexjet, a única cliente do segmento de operação de aeronaves compartilhadas da Gulfstream de conhecimento do mercado, recusou-se a comentar esta baixa em consulta da mídia AIN.
Apesar dessa redução (de US$ 1,2 bi), a carteira de pedidos com fundos (“financiada”) na divisão aeroespacial da General Dynamics, que também inclui a Jet Aviation, encerrou o trimestre em US$ 18,8 bilhões. Isso foi um aumento de 6,6% em relação ao trimestre anterior e 38,9% maior do que um ano atrás. Mas a carteira de pedidos sem fundos (“não-financiada”), que inclui opções de pedidos, caiu quase US$ 1 bilhão em relação ao primeiro trimestre, para US$ 877 milhões.
A divisão aeroespacial da General Dynamics registrou um índice book-to-bill [encomenda : entrega/faturamento] de 2:1 no trimestre (2T22), com a Gulfstream registrando um índice book-to-bill maior – de 2,2:1. As receitas aeroespaciais no trimestre aumentaram 15,1% na comparação ano a ano, para US$ 1,867 bilhões, enquanto o lucro aumentou 22,1%, para US$ 238 milhões, com uma margem de 12,75%.
As vendas de serviços de aeronaves foram particularmente fortes no trimestre, aumentando 35% na comparação ano a ano, e levando a General Dynamics a aumentar sua previsão de receita aeroespacial para o ano em US$ 200 milhões, para US$ 8,6 bilhões.
Impulsionada pelo “ressurgimento” pós-Covid da demanda por jatos supermédio, a Gulfstream entregou 22 aeronaves no 2T22, sendo 17 jatos de cabine larga e cinco jatos supermédio G280. Este desempenho se compara a 21 aeronaves entregues no 2T21, sendo 18 jatos de cabine larga e três jatos G280. No semestre (1S22), as entregas somaram 47 aeronaves (sendo 38 jatos de cabine larga e nove G280), ligeiramente abaixo das 49 entregas (43 jatos cabine larga e seis G280) um ano atrás (1S21). [EL] – c/ fontes