Com base nos recentes investimentos em desenvolvimento de produtos (aeronaves), EMBRAER sustenta que já colhe os “frutos” do seu trabalho, em 23.11.23


Falando na apresentação do EMBRAER Media Day em Nova York (EUA) no dia 17, o presidente e CEO da fabricante brasileira Francisco Gomes Neto disse que a EMBRAER está agora colhendo os “frutos” dos investimentos e mudanças que fez nos últimos anos.

Gomes Neto destacou o portfólio de novos produtos que a EMBRAER introduziu na última década nos mercados de aviação comercial, aviação executiva e Defesa. Isso inclui os modelos de segunda geração EJets E2 do transporte comercial, as atualizações dos jatos leves Phenom e a Família dos jatos médios Praetor (a partir da linha Legacy) do transporte privado-executivo, e o transportador militar KC-390 Millennium. Gomes Neto credita a esse portfólio moderno receitas maiores.

Gomes Neto explicou que a EMBRAER emprega atualmente um quadro de 100 engenheiros comprometidos com o desenvolvimento de eficiência de produção e redução de custos, o que tem permitido não apenas manter as margens de seus produtos, mas até aumentá-las em alguns casos.

Um dos projetos permanentes da EMBRAER é o da redução do tempo de produção de suas aeronaves em 30% até o final de 2025.

“Até o final deste ano, mesmo com as dificuldades na cadeia de abastecimento, conseguiremos atingir quase 20% de redução no tempo de produção”, afirmou Neto. Com base nestes fatores, Gomes Neto espera que as receitas da EMBRAER totalizem US$ 5,7 mil milhões neste ano, um aumento de 20% em relação a 2022. Ele acrescentou que esse número poderá aumentar mais 20% em 2024.

Antônio Carlos Garcia, CFO da EMBRAER, disse que a divisão de aeronaves executivas responde atualmente por quase 24% da carteira de pedidos da fabricante de US$ 17,8 bilhões.

A EMBRAER entregou 66 jatos no terceiro trimestre e espera que, com um quarto trimestre movimentado, chegar a 120 entregas neste ano. “Provavelmente vamos passar o Natal dentro da fábrica”, observou Garcia, acrescentando que os atrasos na cadeia de abastecimento ainda estão criando situação fluida. [EL] – c/ fonte