Com certificação da FAA, Honda Aircraft anuncia o HondaJet Elite II como primeiro jato executivo bimotor leve de produção certificado com a instalação de sistema de pouso automático de emergência, em 06.02.26


Em nota no dia 04, a fabricante Honda Aircraft Company (com sede em Greensboro, na Carolina do Norte – EUA) anunciou que o HondaJet Elite II se tornou o primeiro jato executivo bimotor leve de produção certificado com a instalação de sistema de pouso automático de emergência (EAL – Emergency Autoland), após a certificação do sistema pela autoridade de aviação civil americana FAA.

A instalação dessa tecnologia era muito aguardada pelos proprietários e operadores do HondaJet Elite II no EUA, e a Honda Aircraft Company está buscando certificações de agências reguladoras em outros mercados para oferecer o mesmo valor a clientes internacionais.
Os testes de vôo para certificação do EAL foram concluídos em outubro de 2025, abrindo caminho para esta mais recente conquista. Em outubro de 2024, o HondaJet Elite II tornou-se o primeiro jato executivo bimotor muito leve a ser equipado com o Autothrottle, uma tecnologia fundamental relacionada ao sistema EAL.

“A adição do sistema de pouso automático de emergência no HondaJet Elite II demonstra nosso compromisso em oferecer novo valor aos nossos clientes. Tenho orgulho de que nossa equipe esteja cumprindo essa promessa, oferecendo o Pouso Automático de Emergência [EAL] e proporcionando aos nossos clientes do HondaJet Elite II maior tranquilidade em cada vôo”, disse Hideto Yamasaki, presidente e CEO da Honda Aircraft Company.

Como a designação sugere, o Pouso Automático de Emergência (EAL) foi projetado para permitir que a aeronave pouse de forma autônoma em uma situação de emergência na qual piloto esteja incapacitado. O sistema pode ser ativado pressionando-se um botão ou por sistemas de monitoramento automatizados, que podem detectar a falta de resposta do piloto, o que pode justificar a ativação do EAL. Quando ativo, o sistema EAL transmite automaticamente um código de emergência e realiza chamadas de rádio para alertar o controle de tráfego aéreo sobre a emergência. Aeronaves equipadas com EAL podem avaliar autonomamente as condições meteorológicas, o terreno, o combustível e as dimensões da pista para selecionar o aeroporto de desvio ideal, configurar a aeronave para o pouso, navegar ao longo da trajetória de aproximação, pousar a aeronave e aplicar os freios até a parada completa na pista. [EL]