Com E195-E2, Helvetic Airways voa com o maior jato já operado no Aeroporto London City, em 04.04.25


O pouso do primeiro vôo comercial do jato EMBRAER EJet E195-E2 no Aeroporto London City, no centro de Londres, foi concluído com sucesso no último dia 26. A aeronave foi operada pela Helvetic Airways em nome da Swiss International Air Lines. O E195-E2 passou a ser o maior jato a operar no Aeroporto London City (LCY/EGLC).

O vôo, operado pela Helvetic Airways em nome da Swiss International Air Lines via wet-lease, decolou de Zurique às 11h30 e pousou no Aeroporto London City pouco depois do meio-dia.

A Helvetic Airways fez história no London City pela segunda vez em três anos e meio. Após se tornar a primeira cia. aérea a pousar um EJet E190-E2 no London City, no outono de 2021, a Helvetic Air acabou tornando-se a primeira a pousar um EJet no aeroporto em um vôo regular. Com um comprimento de 41,5 m. e um total de 134 assentos, o jato E195-E2 é agora o maior a operar no Aeroporto London City. Além disso, o E195-E2 é o jato de menor consumo de combustível por assento entre todos os modelos que operam no aeroporto central londrino.

“Devido a sua aproximação rampada, o Aeroporto London City impõe altas exigências tanto à aeronave quanto às tripulações de cabine especialmente treinadas durante a sua execução. A Helvetic Airways está preparada tanto com a aeronave quanto com a tripulação, e estamos orgulhosos de ser a primeira companhia aérea a trazer o E195-E2 para o Aeroporto London City após nossa estréia com o E190-E2, em 2021. Isso nos torna o único operador no mundo a pousar no London City com três aeronaves diferentes, permitindo-nos oferecer aos nossos clientes de wet-lease a maior flexibilidade possível”, disse Tobias Pogorevc, CEO da Helvetic Airways, durante as celebrações do vôo inaugural em Londres.

A maioria dos aeroportos é operada com rampa de aproximação norma de 3° (5,2%). O London City é diferente, cercado por obstáculos, com a operação de aproximação no aeroporto requerendo uma rampa acentuada 5,5° (9,6%), para pouso numa pista curta, de 1.190 m. Através de uma atualização de software especial e pressionando um botão especial de aproximação rampada (íngreme) na plataforma de vôo, os pilotos podem pousar no “desafiador” LCY. 

“Estamos muito satisfeitos em receber o primeiro vôo comercial do E195-E2 no London City. Isso demonstra nosso compromisso em trabalhar com companhias aéreas e fabricantes que operam aqui para trazer aeronaves de nova geração mais limpas e silenciosas para o aeroporto. O E195-E2 abre um leque de destinos novos e de interesse de nossos passageiros. Ao voarmos com aeronaves mais silenciosas e limpas, podemos crescer e chegar à nossa capacidade de atendimento sem aumentar o número de movimentos de vôo”, afirma Alison FitzGerald, CEO do Aeroporto London City.

London City é um lugar especial para nós. Cerca de 75% dos vôos do aeroporto são realizados com aeronaves da EMBRAER. Estamos satisfeitos em comemorar mais um marco na história do E2, com nossos parceiros da Helvetic Airways e London City”, afirma Marie-Louise Philippe, vice-presidente sênior de vendas e marketing para Europa e Ásia Central da EMBRAER Aviação Comercial. “Com 30% menos emissões de CO2 por assento e uma pegada de ruído 63% menor em comparação com a aeronave da geração anterior, o E195-E2 é o maior, mais eficiente e mais sustentável jato certificado para operar no Aeroporto de London City”, prosseguiu Marie-Louise Philippe. “A EMBRAER desenvolveu o primeiro sistema de decolagem automático do mundo para aeronaves, chamado E2TS – EMBRAER Enhanced Takeoff System. Quando certificado, o E2TS aumentará o alcance do E195-E2 de 3.200 km [1.728 MN] para 4.000 km [2.160 MN], especialmente em vôos partindo do London City. Isso possibilitará a chegada de destinos inéditos ao aeroporto, como Istambul, Gran Canaria, Casablanca, Atenas e Cairo”, completou Marie-Louise Philippe.

 

No blog:
https://aib-el.com.br/embraer-anuncia-certificacao-de-aproximacao-rampada-no-london-city-lcy-do-ejet-e195-e2-em-17-11-23/
https://aib-el.com.br/embraer-opera-e195-e2-no-london-city-em-aproximacao-rampada-em-24-07-22/