Com rede atual de cinco centros de serviço próprios, além de 60 centros credenciados/autorizados, EMBRAER quer ampliar esta rede de serviços próprios, apostando no programa EEC, em 09.11.21


Enquanto completa 15 anos de seu programa de manutenção preventiva EEC – EMBRAER Executive Care -, a fabricante brasileira está reforçando suas capacidades de serviço de pós-venda e planejando expandir sua rede de centros de serviços próprios, disse Marsha Woelber, a chefe de relações com o cliente e vendas de pós-venda da EEJ – EMBRAER Executive Jets -, para a mídia AIN. “Sabemos que nossos clientes desejam vir [recorrer] para a fabricante em muitos casos e queremos atender a essa demanda”, disse Marsha.

Atualmente, a EMBRAER opera três centros de serviços próprios nos EUA – em Mesa, no Arizona, e Fort Lauderdale e Melbourne, na Flórida -, junto com um na cidade de Sorocaba, no Estado de SP, no Brasil, onde recentemente dobrou sua capacidade, e um quinto centro em Le Bourget, em Paris, na França. Além disso, a EMBRAER possui mais de 60 centros de serviços credenciados/autorizados.

Além dos planos para ampliar sua rede própria de centros de serviços, a unidade de Fort Lauderdale foi recentemente certificada como Centro de Conclusão Aeroespacial Collins para modificação e reparo de assentos em sua frota em serviço de Legacy 450 e 500, bem como Praetor 500 e 600. Com esta certificação, a EMBRAER pode projetar novos acabamentos de estofamento dentro dos limites do certificado Tipo original. “Com esses clientes que são novos para a EMBRAER, existe um mercado secundário incrível que nos trouxe muitas oportunidades com a reforma de interior”, disse Marsha.

Com uma cadeia de suprimento mais apertada pela pandemia, Marsha disse que a EMBRAER está concentrando seus investimentos em peças de reposição de alta demanda, melhorando a comunicação com os clientes em caso de atrasos de peças e deslocando estoques para estar mais perto de frotas maiores de suas aeronaves. A fabricante também tem se comunicado com seus fornecedores em nível de executivos, acrescentou Marsha. “Acho que fizemos um excelente trabalho para manter nossos clientes voando, mas não é um ambiente normal”, disse Marsha, para emendar: “Estamos prontos para lidar com isso e temos todas as pessoas certas muito focadas nisso”.

Quanto ao programa EEC, Marsha disse que mais de 700 clientes estão inscritos e que o programa tem uma taxa de retenção de cerca de 90%. De acordo com o programa de manutenção “nose to tail” (da cauda para nariz, ou ponta-a-ponta), o EEC fornece orçamento e suporte que são combinados em uma taxa mensal fixa, mais uma cobrança por hora para as horas voadas. Os custos de manutenção programada e não-programada são definidos e os clientes são informados no momento da inscrição no programa. [EL] – c/ fontes