COMAC estréia na Dubai Airshow, incluindo apresentação da variante executiva do jato regional C909 (ex-ARJ-21), buscando expandir alcance internacional de seus aviões, em 21.11.25
Em nota no dia 18, a fabricante de aeronaves chinesa (sediada em Xangai) COMAC divulgou a sua participação na feira de aviação Dubai Airshow 2025, que aconteceu entre os dias 17 e 21, no Emirados Árabes Unidos.
A COMAC – Commercial Aircraft Corporation of China (Corporação de Aeronaves Comerciais da China) está fazendo sua estréia no Oriente Médio na feira de aviação Dubai Airshow 2025, enquanto busca fortalecer relações de cooperação mais profundas com clientes e parceiros globais. Na feira, a COMAC apresentará as mais recentes conquistas no desenvolvimento de aeronaves comerciais da China por meio de demonstrações de vôo, exposições e promoções de produtos, além de aprofundar o intercâmbio e a confiança mútua com a indústria da aviação global.
Segundo a própria, “a COMAC praticará inabalavelmente o conceito de abertura e cooperação e espera estabelecer relações de cooperação mais estreitas, firmes e profundas com clientes e parceiros globais para promover o desenvolvimento próspero da indústria de transporte aéreo civil no mundo e fornecer melhores serviços aos passageiros aéreos”.
Na Dubai Airshow 2025, a COMAC está exibindo um jato de fuselagem estreita (narrowbody) do transporte comercial C919 da China Southern Airlines e um jato C909 na variante executiva, na exposição estática. Um segundo C919 participou de demonstração de vôo diária na feira.
Originalmente lançado como ARJ-21, o jato regional C909 padrão acomoda até 97 passageiros em uma configuração de classe única ou 78 em uma configuração de duas classes. A variante de jato executivo, o C909CBJ, acomoda até 29 passageiros. A aeronave C909 possui uma cabine espaçosa e confortável, que permite um layout flexível das áreas funcionais, como áreas de descanso, recepção, conferência e refeições, oferecendo opções de configuração que variam de 12 a 29 assentos e atendendo às diversas necessidades de viagem dos clientes. Uma seleção de modelos dentro do pavilhão de exposições indica o potencial do C909 como aeronave para serviços médicos, combate a incêndios, gerenciamento de emergências e como cargueiro convertido.
O C919 da China Southern Airlines em exposição estática no salão aeronáutico possui uma cabine de três classes, com 164 assentos. Segundo a COMAC, seu interior foi projetado “em um elegante estilo chinês, como caminhar na luz”.
No pavilhão de exposições, a COMAC exibiu maquetes de aeronaves de toda a sua linha, incluindo os modelos básicos C909, C919 e o futuro C929. No caso do jato C909, foram exibidas maquetes para transporte executivo-corporativo, para o transporte aeromédico, de comando de operações de emergência de combate de incêndio e transporte de carga. Foram exibidas maquetes de versões encurtada e alongada do C919, para atender às diversas demandas do mercado global de aviação com produtos diversificados.
Até o momento, mais de 170 jatos executivos C909 e 26 aeronaves comerciais C919 foram entregues, embora nenhuma aeronave da COMAC tenha sido certificada por autoridades reguladoras fora da China.
A aeronave C909 possui configuração de 78 a 97 assentos e alcance de 2.225 a 3.700 km, (1.200 a 2.000 MN), apresentando excelente desempenho de decolagem e pouso, além de resistência a ventos cruzados em aeroportos com pistas curtas e estreitas, em condições de alta temperatura e alta altitude. Mais de 170 aeronaves C909 foram entregues a clientes nacionais e internacionais, operando em mais de 790 rotas e entrando em operação no sudeste asiático.
A aeronave C919 possui configuração de 158 a 192 assentos e alcance de 4.075 a 5.555 km (2.200 a 3.000 MN). Um total de 26 aeronaves C919 foram entregues, operando em mais de 30 rotas.
A aeronave de fuselagem larga (widebody) C929 possui alcance de aproximadamente 12.000 km (6.480 MN) e uma versão básica com 280 assentos. A pesquisa e o desenvolvimento da aeronave prosseguem em ritmo constante.
A fabricante estatal chinesa também divulgou que o programa C929 está progredindo, em pesquisa e desenvolvimento, de forma constante em seu desenvolvimento”. [EL]
