Comissão não constata negligência de empresa de segurança em relação aos furtos de fiação elétrica no aeroporto de Divinópolis/MG, alvo de criminosos oito vezes em dez dias, em 13.08.22


Fonte: g1 – 13/08/2022
A comissão instaurada para apurar os furtos de fiação elétrica no Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral (SNDV), em Divinópolis (MG), concluiu que não houve indícios de negligência por parte da empresa GSI – Gestão de Segurança Integrada Vigilância e Segurança Eireli, contratada responsável pela segurança do local. O caso é investigado pelas polícias Civil e Federal. Ninguém foi preso até o momento.

O Aeroporto Brigadeiro Cabral foi alvo de criminosos oito vezes em dez dias. Ladrões levaram cerca de 2.300 m. de fios de cobre do sistema de balizamento noturno.

Com base nos abastecimentos das motos e o controle da quilometragem dos veículos, a comissão constatou que a quantidade de rondas feitas no aeroporto estava dentro do que foi contratado. Mas, durante o levantamento, o município descobriu também que cerca de 2 km da área não têm iluminação e isso acaba facilitando os furtos, que na maioria das vezes, acontecem à noite.

A solução apontada pela comissão seria a instalação de câmeras de segurança, alarmes e aumentar a iluminação no local. Mas isso não deve ocorrer por agora por falta de orçamento.

“O espaço é grande com algumas áreas de vulnerabilidade de iluminação, o que inviabiliza vigilância integral do espaço com base na vigilância humana. Isso leva a algum apontamento de necessidade de câmaras, reforço de iluminação, alarmes, todos esses investimentos que podem mitigar essas tentativas de invasão no futuro”, disse o secretário de desenvolvimento econômico Luiz Ângelo Gonçalves.

A prefeitura pretende então, terceirizar a administração do aeroporto. E também já está no processo de concessão do espaço. “A empresa terceirizada será responsável pela proteção do patrimônio. Identificamos que essa é melhor forma no contexto atual”, disse Gonçalves.

Dois InfoTemp, publicados no último dia 27 (de julho), informam a inoperância de sistemas de iluminação do aeroporto.  O InfoTemp BS1617R/22 informa a inoperância das luzes laterais de taxiway, o InfoTemp BS1617R/22 informa a inoperância das luzes da área de pouso. Os dois Informes são válidos até dia 26/09/2022.

Os vôo noturnos estão suspensos por tempo indeterminado.

No Blog:
https://aib-el.com.br/site/pm-registra-mais-novo-furto-de-fiacao-eletrica-o-segundo-em-uma-semana-no-aeroporto-brigadeiro-antonio-cabral-em-divinopolis-mg-em-15-07-22/