Comitê de Propulsão Eletrificada sob o Comitê Técnico do Grupo de Sistemas de Propulsão Aeroespacial (Aerospace Propulsion Systems) da SAE International lança dois normativos de padronização de fundamentos de aeronaves de motorização elétrica, em 29.08.22


O Comitê de Propulsão Eletrificada E-40 da SAE International – um grupo encarregado de desenvolver e manter padrões, práticas e relatórios aeroespaciais pertinentes à propulsão de aeronaves eletrificadas – lançou dois normativos de padronização de fundamentos, em suporte ao avanço da aviação sustentável. O lançamento dos dois normativos foi anunciado na virada de quinzena deste mês.

O ARP-8676 – de “Nomenclatura e Definições para Aeronaves de Propulsão Eletrificada” – estabelece uma linguagem comum pela qual engenheiros, pilotos e operadores de aeronaves podem chegar a interpretações comuns de termos relevantes para novos domínios, novas tecnologias e novas arquiteturas pertinentes à propulsão eletrificada de aeronaves.

O AIR-8678 – de “Exemplos de arquitetura para aeronaves de propulsão eletrificada” – é uma norma que categoriza as arquiteturas de propulsão eletrificada e fornece exemplos relevantes de tal. A norma também fornece definições comuns para os elementos de arquiteturas, definindo:
– elementos de arquiteturas de propulsão eletrificada, incluindo quaisquer sistemas privados de geração e distribuição de energia, bem como elementos de armazenamento de energia.
– interfaces de/para o sistema de propulsão eletrificado.
– interfaces dentro do sistema de propulsão eletrificada.
– arquitetura de gerenciamento e armazenamento de energia de um sistema de propulsão eletrificada.

O diretor sênior de padrões da SAE International, David Alexander, afirmou: “O vôo sustentável é uma meta crítica para a indústria da aviação. O comitê SAE E-40 fez grandes avanços para atingir essa meta, emitindo esses documentos [normativos] de consenso iniciais sobre nomenclatura e exemplos de arquitetura para definir a referência para a propulsão eletrificada. Estamos orgulhosos de apoiar os talentosos membros do comitê de toda a comunidade da aviação para acelerar essa inovação à medida que o E-40 continua trabalhando em testes de segurança e resistência”.

O presidente do comitê E-40, Richard Ambroise, da Lilium GmbH, acrescentou: “A descarbonização da aviação é urgente e inevitável. A importância da arquitetura e tecnologia inovadoras para avançar em direção a esse objetivo nunca foi tão importante. A indústria está se unindo para criar mudanças e o comitê SAE E-40 é uma ferramenta transformadora que estabelecerá o padrão e abrirá caminho para novas arquiteturas de aeronaves. A publicação de ARP-8676 e AIR-8678 é o primeiro passo na jornada”.

O Comitê de Propulsão Eletrificada (Electrified Propulsion Committee) E-40 da SAE International é um comitê técnico do Grupo de Sistemas de Propulsão Aeroespacial (Aerospace Propulsion Systems) da SAE. O fórum inclui especialistas técnicos de operadores de aeronaves, fabricantes de aeronaves e motores aeronáuticos, pilotos, laboratórios de testes, autoridades regulatórias governamentais, agências de pesquisa e defesa e academia. Os relatórios técnicos e as normas emitidas pelo Comitê SAE E-40 referem-se exclusivamente a aeronaves elétricas com carga-paga igual ou superior a 150 lb. (70 kg). [EL] – c/ fontes