Comitê de Segurança Operacional (CSO) do DECEA transforma, de duas importantes ocorrências no âmbito da navegação aérea, lições aprendidas em ações para reduzir incidentes, em 21.11.25


Em nota no dia 17, o DECEA divulgou que a segunda reunião do Comitê de Segurança Operacional do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (CSO-SISCEAB) foi realizada no dia 13, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).

O encontro levou para o debate duas importantes ocorrências no âmbito da navegação aérea, seguidas de recomendações em busca da evolução da eficiência e segurança operacional.

O evento, promovido pelo Assessoria de Segurança Operacional no Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA), apresentou lições aprendidas, que serão transformadas em ações concretas para reduzir incidentes.

A ASEGCEA é o setor subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que supervisiona o desempenho de segurança operacional, através do monitoramento de indicadores e metas.

“Falar de safety [segurança operacional] é o que impacta o nosso trabalho. Isso ratifica os níveis que alcançamos nas auditorias feitas pela Organização da Aviação Civil Internacional [OACI]. Tudo está centrado no maior bem que temos na organização, que são os recursos humanos. Temos que atuar no fator humano para reduzir a possibilidade de algo acontecer” avaliou o diretor-geral do DECEA, tenente-brigadeiro do ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

As ocorrências foram apresentadas pelo CINDACTA-II (Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) e pelo Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE).