Comitiva do DECEA e ICEA visita FAA, em evento da estratégia de estreitamento de relações com organizações certificadoras internacionais, em 31.12.24
Conforme nota no dia 20, o DECEA divulgou uma delegação brasileira, composta por integrantes do DECEA e do ICEA (Instituto de Controle do Espaço Aéreo), realizou uma visita à agência federal de aviação civil do EUA (FAA) entre os dias 09 e 13 de dezembro.
O evento ocorreu na sede da FAA, em Washington, e integra a estratégia do DECEA de estreitar relações com organizações certificadoras internacionais. Essas entidades, assim como o DECEA, têm a responsabilidade de avaliar a conformidade de equipamentos, sistemas, empresas, profissionais e processos relacionados ao controle e à defesa do espaço aéreo.
“Além de discutir os procedimentos e processos empregados pela FAA para a avaliação da conformidade de produtos utilizados na infraestrutura de controle do espaço aéreo, buscamos compreender como são desenvolvidos os requisitos e as metodologias de ensaio para cada tipo de equipamento e sistema. Também exploramos os procedimentos adotados para a designação dos laboratórios autorizados a realizar os ensaios”, explicou o major Leandro de Oliveira Peixoto, chefe da delegação e adjunto da Divisão de Conformidade do ICEA (DC).
A comitiva contou ainda com as presenças de Emanuel José Peloso de Morais e do major Elton Cecon, ambos do ICEA, e de Paulo Cesar Alves de Assis, da assessoria de assuntos de avaliação da conformidade do Subdepartamento Técnico do DECEA. Durante a visita, iniciaram-se tratativas para estabelecer ou ampliar acordos de cooperação com a FAA, com ênfase na área de certificações.
Durante as reuniões, a delegação brasileira interagiu com gerentes seniores e especialistas de diversas áreas da FAA, abordando temas como o sistema de gerenciamento de aquisições, a definição de requisitos e a avaliação de Torres Remotas, cybersegurança, entre outros assuntos.
“Além conhecer os processos utilizados pela FAA para avaliar sistemas de meteorologia e a estratégia de regulação e gerenciamento de tráfego de aeronaves não tripuladas, esta missão representa mais um passo na consolidação da estratégia do DECEA de estreitar relações com autoridades internacionais de controle do espaço aéreo”, destacou o chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA, brigadeiro-engenheiro Eduardo Jansen.
Designado como uma das organizações certificadoras do Comando da Aeronáutica (COMAER), o DECEA vem fortalecendo parcerias com entidades nacionais, como o INMETRO, a ANAC e a ANATEL, além de outros componentes da Infraestrutura da Qualidade no Brasil, como a ABNT, a ABRAC e diversos laboratórios de ensaios (LABELO/PUC-RS, Eldorado/UNICAMP, entre outros). A interação com organizações internacionais também tem ganhado destaque no contexto dessa iniciativa.