Comp Air lançando o novo modelo experimental CA 6.2, em 22.07.22
A fabricante de aviões em kit sediada na Flórida/EUA Comp Air Aviation está exibindo seu mais recente design de modelo experimental, o CA 6.2, na edição deste ano da feira de aviação EAA AirVenture, em Oshkosh, no Estado do Wisconsin/EUA. O primeiro vôo do CA 6.2 está previsto para o final deste verão americano.
Trata-se de um avião monomotor de composto de carbono, de asa alta, com seis assentos e bagageiro, carga útil de 2.000 lb. e com capacidade para voar cruzeiro à velocidade de 175 KT (e velocidade de estol de 62 KT, com flapes), com alcance máximo de 840 MN (com reservas IFR), tendo capacidade de abastecimento de 250 galões (ie, 947,5 litros). O teto de serviço é de 15.700 pés. O motor à pistão será Lycoming IO-580-AC1A de 350 HP – e de acordo com a Comp Air, os operadores poderão atualizar o avião para um motor turboélice. O avião será disponível na versão de pouso terrestre, com trem de pouso fixo – ou na versão anfíbio com os flutuadores “Super Floats” da empresa. O CA 6.2 contará com uma grande porta de carga com escada própria.
Dimensionalmente, a seção transversal interna da cabine mede 52 polegadas (132,08 cm) de largura por 45,5 pol. (115,57 cm) de comprimento. O comprimento total da aeronave é de 31 pés (7,87 m.) e a envergadura é de 40 pés (12,19 m.), permitindo que a aeronave use hangares de aviação geral menores e mais prevalentes.
O CA 6.2 foi concebido e projetado para ser uma versão maior e mais confortável do Cessna 206.
Os kits estarão disponíveis a partir do ano que vem. O preço base do kit é estimado em US$ 150.000, excluindo o motor, hélice, aviônicos, pintura e interior.
A Comp Air espera fornecer um programa de assistência ao montador de quatro semanas com um tempo total de montagem estimado em 1.500 horas.
O atual catálogo da Comp Air tem os modelos CA 12, um monomotor turboélice de 10 assentos (2+8) e trem retrátil, e CA 9, um monomotor turboélice de 6 assentos e trem fixo.
O CA 12 tem fuselagem de material composto com dimensões de 12,65 m. (41,5 pés) de comprimento, com a cabine de passageiros (com oito assentos) de largura de 1,72 m, (4,65 pés), de comprimento de 6,4 m. (21 pés) e altura de 1,78 m. (5,85 pés); a asa (baixa), de área de 300 pés² (27,87 m²), conferindo carga-alar de 35 lb./pés², e razão de aspecto 6, tem envergadura de 14,63 m. (48 pés), sendo dotada de winglets. A motorização é Honeywell TPE331-14GR, de 1.650 SHP (ao nível médio do mar), com hélice McCauley pentapá com diâmetro de 114 pol. (289,56 cm), de velocidade constante e reversível. O peso vazio é de 5.880 lb. e peso bruto de 10.800 lb., com carga útil de 5.000 lb. O CA 12 voa cruzeiro a 310 KTAS a 30.000 pés. O alcance máximo é de 2.535 MN, com a capacidade de abastecimento de 600 galões (2.274 litros) e consumo de 71 galões/hora (ou, 269 litros/hora, ou 480 lb./hora), para autonomia de cerca de 08h30m.
O CA 9 tem fuselagem de material composto com dimensões de 11,58 m. (38 pés) de comprimento, com a cabine de passageiros de largura de 1,32 m, (52 pol.) e altura de 1,295 m. (51 pol.); a asa (alta), de área de 260 pés² (24,15 m²), conferindo carga-alar de 29 lb./pés², e razão de aspecto 6, tem envergadura de 13,11 m. (43 pés). A motorização é Honeywell TPE331-10 ou TPE331-12, de 1.000 SHP (ao nível médio do mar), com hélice Hartzell quadripá com diâmetro de 98 pol. (248,92 cm), de velocidade constante e reversível. O peso vazio é de 4.300 lb. e peso bruto de 7.700 lb., com carga útil de 3.400 lb. O CA 9 voa cruzeiro a 250 KTAS, com velocidade de cruzeiro econômico de 220 KTAS. O alcance máximo é de 1.500 MN, com a capacidade de abastecimento de 300 galões (1.137 litros) e consumo de 40 galões/hora (ou, 151,5 litros/hora, ou 270 lb./hora), para autonomia de cerca de 06h45m. [EL] – c/ fontes