Conair implanta TBM-960 para o aeronave-comando de operações de combate a incêndios florestais no Canadá, em 01.06.25

Em postagem na plataforma on line da mídia no dia 29, a colaboradora-redatora de notícias da AIN Amy Wilder repercutiu a implantação do monomotor turboélices Daher TBM-960 para aeronave de missão especial de suporte de operação de combate aéreo de incêndios naturais pela operadora canadense Conair Aerial Firefighting.
Wilder escreveu que o Grupo Conair implantou, na sua unidade Conair Aerial Firefighting – dois monomotores turboélices Daher TBM-960 recém-convertidos para aeronaves “líderes” em operações aéreas de combate a incêndios, baseados na Columbia Britânica, no Canadá.
Com as Certificações de Aeronavegabilidade e Tipo Suplementar da autoridade Transport Canada em mãos, os monomotores turboélice estão em serviço ativo no Serviço de Incêndios Florestais da Colúmbia Britânica para a temporada de incêndios florestais de 2025. As aeronaves são operadas pela Conair e servirão como aeronaves de observação birddog (cão de caça) — plataformas de comando e controle aerotransportadas que coordenam lançamentos de aviões-tanque e fornecem supervisão estratégica em tempo real.
A Conair selecionou o TBM-960 por seu desempenho, recursos de segurança, design e suporte de fabricante original. O modelo foi modificado com aviônicos específicos para a missão especial de combate a incêndios de meio ambiente, equipamentos de comunicação, geradores de fumaça e sistemas de sensores adicionais. Um membro-tripulante de “ataque” aéreo do governo voa a bordo de cada aeronave de observação (TBM), juntamente com um piloto da Conair, para gerenciar as operações e garantir a coordenação com as equipes de solo e outras aeronaves de combate a incêndios.
“Recebemos nosso primeiro TBM da Daher em novembro de 2024 e o segundo em janeiro de 2025”, disse Michael Benson, diretor de desenvolvimento de negócios da Conair. “A Conair conseguiu comprar, projetar, converter, certificar e implantar este novo Tipo de aeronave em seis meses, incluindo o treinamento de nossas equipes de pilotos. Esse tempo de resposta demonstra a competência e a experiência de nossa equipe”, acrescentou Benson.
A plataforma TBM substitui a frota envelhecida de bimotores Turbo Commander da Conair, que, segundo a empresa, está se tornando cada vez mais difícil de manter. “Embora seja uma ótima aeronave … peças estão se tornando difíceis de encontrar, e os custos e o tempo de manutenção estão aumentando”, acrescentou Benson.
“Essas novas aeronaves [Daher TBM] são rápidas, acompanhando o ritmo dos grandes aviões-tanque ou coletores de água multimotores, além de voarem baixo e em baixa velocidade, mostrando às aeronaves onde colocar os lançamentos”, disse Benson.
Os TBM-960 também são equipados com sirenes para alertar as equipes de solo sobre lançamentos e podem ser adaptados para missões de ISR – de inteligência, vigilância e reconhecimento – ou de busca e salvamento no futuro.
O CEO da Daher Aircraft, Nicolas Chabbert, elogiou o marco da implantação e entrada em serviço do TBM-960 nas operações especiais da Conar: “O STC e a certificação de aeronavegabilidade na função de birddog abrem uma nova e importante aplicação multimissão para o TBM-960, e parabenizamos a Conair por sua conquista”.
A Conair opera uma frota privada de combate a incêndios de asa fixa em todo o mundo, com 70 aeronaves servindo operações na América do Norte, Europa e Austrália. A empresa certificou 16 Tipos de aeronaves para combate a incêndios aéreos nos últimos 56 anos e modificou mais de 200 aeronaves até o momento. [EL] – c/ fonte