Conferência Anual de Segurança da EASA alerta contra a complacência, em 11.12.25
A EASA realizou nos dias 12 e 13 de novembro a edição 2025 da sua Conferência Anual de Segurança, em Copenhague (Dinamarca), com o tema “Aviate-Navigate-Communicate – Safety Today, Safety Cross-Domain, Safety Tomorrow” (Pilotar-Navegar-Comunicar – Segurança Hoje, Segurança Interdisciplinar, Segurança Amanhã). A conferência se concentrou em questões-chave consideradas pela agência ameaças à segurança da aviação atualmente. Tópicos como questões interdisciplinares, desafios humanos na manutenção, competitividade, visibilidade, equipamentos e infraestrutura, e a transição para combustíveis de aviação sustentáveis foram explorados na conferência.
A complacência é o maior risco à segurança na Europa, de acordo com palestrantes da conferência.
Especialistas de todo o setor de aviação do continente pediram que os regulamentos sejam revisados, atualizados e simplificados para concentrar o foco na segurança em um ambiente operacional cada vez mais complexo.
Os palestrantes da conferência apontaram múltiplos incidentes de segurança, incluindo incursões de pista e configurações incorretas de altímetros que quase resultaram em acidentes.
A conferência também abordou os riscos potenciais de incêndios causados por baterias de lítio a bordo de aeronaves.
“Na aviação, temos que reconsiderar constantemente o quão seguros somos”, disse o diretor executivo da EASA, Florian Guillermet, refletindo sobre o que a agência caracterizou como um forte desempenho em segurança nos últimos anos. “Nossas discussões mostram que estamos começando a entender melhor os riscos de segurança em jogo hoje e que temos uma mentalidade comum. Agora precisamos nos unir para tomar as medidas corretas, incluindo garantir que não cumpramos as normas apenas por cumprir, mas sim pela segurança, para manter altos padrões, ao mesmo tempo em que asseguramos uma indústria de aviação européia competitiva”, discorreu Florian.
A EASA lançou recentemente uma pesquisa com as partes interessadas para coletar opiniões sobre uma possível simplificação das regras. Os participantes da conferência indicaram forte apoio à chamada regulamentação inteligente, enquanto alguns palestrantes alertaram contra o comprometimento da segurança pela alteração ou remoção de requisitos sem uma estrutura robusta.
Painéis temáticos:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLTfS24aKkJn5FVepDgJP2LNL8fV-o1Li8
