Conferência da EBAA – AIROPS – é interrompida por protesto de ambientalistas, em 18.02.23
No dia 13, aproximadamente 40 manifestantes de grupos de ativismo ambiental, como o Extinction Rebellion, interromperam o início da Conferência AIROPS23, da EBAA – European Business Aviation Association (a associação da aviação executiva europeia), que acontece em Bruxelas (Bélgica).
Os manifestantes, com a participam de incluíam cientistas do clima que se opõem às emissões de carbono produzidas por aeronaves, bloquearam a entrada do terminal de serviço de apoio logístico de aeroporto (FBO) ExecuJet, no aeroporto de Bruxelas. Alguns manifestantes abriram bandeiras enquanto outros se acorrentaram a cercas e portões; vários manifestantes chegaram a entrar no próprio evento da EBAA por uma porta de emergência e invadiram o palco, interrompendo uma sessão educacional até serem escoltados pacificamente por membros do staff da EBAA e da organização do evento. Os manifestantes exaltavam um movimento global “Make them Pay” – “Faça-os pagar”, que conclama a aplicação de impostos substanciais sobre o transporte aéreo e a proibição de vôos privados.
Protestos semelhantes ocorreram no dia seguinte (14) no aeroporto de Luton, em Londres (Inglaterra), no aeroporto de Milão, Malpensa – (Itália), no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã (Holanda), e no aeroporto de Bromma, em Estocolmo (Suécia).
A EBAA respondeu que a indústria da aviação executiva está constantemente procurando maneiras de reduzir sua “pegada” de carbono e operar de maneira mais ecológica, apontando avanços significativos em biocombustíveis, aeronaves elétricas/híbridas elétricas e outras tecnologias que estão ajudando o setor a minimizar seu impacto ao meio ambiente.
“A aviação executiva tem um papel vital a desempenhar no apoio ao crescimento e competitividade das empresas em toda a Europa, e estamos determinados a fazê-lo de maneira segura, eficiente e ambientalmente responsável”, afirmou o secretário-geral da EBAA, Athar Husain Khan. [EL] – c/ fontes