Congonhas pode elevar movimento/hora em março de 2023, confirma ANAC, em 12.09.22


Fonte: Estadão/InfoMoney – 10/09/2022
O aeroporto de Congonhas (SP), na região central de São Paulo, poderá operar 44 movimentos de pousos e decolagens por hora a partir de 26 de março do próximo ano, um aumento (de 7,3%) em relação ao limite atual, de 41 movimentos.

A declaração da nova capacidade, formalizada pela estatal INFRAERO, que ainda opera o terminal no momento, foi publicada pela ANAC.

Em agosto, Congonhas foi arrematado pela empresa espanhola AENA no recente leilão da 7ª rodada de concessões aeroportuárias, mas a administração do aeroporto ainda não foi repassada à iniciativa privada.

A INFRAERO já havia indicado em meados do ano que teria porte para subir o número de vôos no aeroporto de Congonhas. A sinalização da estatal gerou reação em parte do setor e em associações de moradores que temem o aumento de movimentação no terminal.

Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) à época, a expansão no aeroporto é debatida há tempos no segmento e, nos bastidores, é marcada por uma animosidade entre as empresas.

O acréscimo de pousos e decolagens abre espaço para outras companhias, como a Azul, aumentarem suas operações no terminal, onde Gol e LATAM são dominantes.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), que representa companhias como Gol e LATAM, afirmou à época que a expansão de vôos só deveria ocorrer após “investimentos significativos” no terminal de passageiros do aeroporto.

Para a INFRAERO, no entanto, os investimentos já feitos são suficientes para comportar a nova capacidade. Além de melhorias no terminal de passageiros, outros projetos são destacados por quem defende a ampliação, como a reforma da pista principal, concluída no fim de 2020, e o nova infraestrutura logística para atender vôos internacionais da aviação executiva, que contou com R$ 222 milhões do governo federal.

Com a declaração de capacidade publicada pela ANAC – o que ocorreu no último dia 05 -, a INFRAERO tem até início de outubro para elaborar um plano de operação com o novo status. Em novembro, por sua vez, a agência reguladora irá divulgar a distribuição dos slots (autorizações de pousos e decolagens) em Congonhas para cada companhia aérea, com base nas novas regras publicadas em junho.

Relatório do BTG Pactual produzido na ocasião apontou que, a partir deste regramento, haveria espaço para a Azul aumentar sua participação de mercado no aeroporto de 7% para cerca de 15%.

Em nota, a ANAC explicou que a declaração de capacidade publicada no último dia 05 foi elaborada e é de responsabilidade do operador aeroportuário, conforme a Resolução nº 682/2022 do órgão regulador.

A publicação do documento é feita pela ANAC, também de acordo com a mesma resolução.

A ANAC ressaltou ainda que a empresa operadora – no caso de Congonhas, a INFRAERO – também é quem realiza a ampliação de capacidade dos aeroportos. “A competência da ANAC é realizar a alocação dos slots e coordenar os aeroportos saturados, bem como garantir a segurança operacional do setor aéreo”, afirmou.