Congonhas (SP) “fecha” por 01h30m por falta de energia na Torre de Controle, em 17.03.24
Nesta sexta dia 15, entre as 14:25 e as 15:51 (01h26m), o Aeroporto de Congonhas – Deputado Freitas Nobre (SBSP) ficou “fechado”, com as operações aéreas paralisadas, devido à falta de energia na torre de controle, gestão e operação do DECEA.
Segundo a AENA, operadora-concessionária do aeroporto, houve uma falha no abastecimento externo de energia, que afetou a Torre de Comando.
O DECEA informou que a torre de controle tem um gerador que entrou em operação quando houve a falta de energia, mas que o equipamento apresentou problema técnico.
Segundo nota da FAB, “o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa que a Torre de Controle de Congonhas possui gerador dedicado exclusivamente à torre, que entrou em operação no momento da queda de energia comercial. Durante o funcionamento do gerador, o equipamento apresentou problema técnico”.
Nota da FAB informa que a falha ocorreu devido à “ocorrência de fogo na linha de transmissão, às 13:59, próxima ao aeroporto. A partir das 14:28, ocorreu degradação nas comunicações da Torre SP. Como medida, o plano de contingência para o aeroporto de SBSP foi implementado. Para garantir a segurança das operações, os vôos foram alternados para os aeroportos de Confins (MG), Galeão (RJ) e Campinas (SP). Todos os tráfegos que alternaram foram catalogados para futuras referências. Às 15:59, a Torre de Controle voltou a operar com a energia comercial. No total, 28 tráfegos não decolaram a partir de Congonhas durante a janela de interrupção e 19 seguiram para pouso em aeródromos alternativos. Ainda pela nota do DECEA, essas aeronaves tiveram suas decolagens priorizadas a fim de adequação da malha aérea das respectivas empresas impactadas.
A AENA divulgou que as operações de pouso e decolagem ficaram suspensas entre 14:25 e 15:51. No terminal de passageiros, os geradores foram imediatamente acionados e a energia foi rapidamente normalizada. Segundo a AENA, o aeroporto tem seis geradores para “alimentar” os terminais.
A AENA, operadora-concessionária do aeroporto, divulgou que tem seis geradores para “alimentar” os terminais e que, nestes, a luz voltou rapidamente. De acordo com a concessionária que administra o aeroporto, até às 18:00, 25 decolagens e 14 pousos foram cancelados, e 13 vôos foram alternados para outros aeroportos.
De acordo com concessionária de energia Enel, “uma ocorrência na rede elétrica que abastece o aeroporto de Congonhas causou a interrupção no fornecimento de energia na localidade”. A concessionária informou que realizou manobras em sua rede e atuou para restabelecer e normalizar o serviço. E que estava apurando o que causou a falta de luz na região de Congonhas.