Conselho Distrital de Fernando de Noronha (PE) quer cronograma detalhado da obra emergencial de recuperação da pista do aeroporto, com o serviço emergencial previsto de conclusão até o dia 30 de novembro, em 14.11.22
Fonte: g1 – 03/11/2022
Conforme notícia do portal g1, os conselheiros distritais de Fernando de Noronha querem um cronograma detalhado da obra emergencial de recuperação da pista do aeroporto da ilha.
A Secretaria Estadual de Infraestrutura informou, por meio de nota, que a obra emergencial, orçada em R$ 1,2 milhão, tem previsão de ser concluída até o dia 30 de novembro.
As operações (pouso e decolagem) de aeronaves turbojato foram proibidos pela ANAC desde o dia 12 de outubro, por problemas de degradação do pavimento da pista.
Segundo a notícia, o Conselho Distrital aprovou no dia 03 um requerimento do conselheiro Ailton Júnior para que o diretor da empresa Geoplan, responsável pelo trabalho de recuperação do pavimento da pista do aeroporto, compareça à Casa para detalhar os serviços. Segundo o conselheiro, a secretária de Infraestrutura de Pernambuco, Fernanda Batista, também vai ser convidada para prestar esclarecimentos.
“Nós só temos a informação [de] que a obra estaria pronta até o dia 30 de novembro, mas não temos o cronograma. O Conselho Distrital já deveria ter esses dados. O problema no aeroporto causou déficit ao turismo local”, afirmou Ailton Júnior.
Proprietários de mercados e farmácias da ilha relataram dificuldade de conseguir transportar produtos e desabastecimento, enquanto pousadas, táxis e locadoras de veículos registram queda de movimento.
Uma comitiva do Conselho Distrital participou de uma reunião com o superintendente de Infraestrutura da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Giovano Palma, em Brasília. Na sede da agência, os conselheiros receberam a informação de que, para liberar os pousos de aviões de grande porte no aeroporto, é preciso que o governo do Estado de PE comprove a conclusão da obra emergencial através da elaboração de um relatório.
Desde que as restrições de pouso entraram em vigor, a Azul passou a operar aeronave turboélice ATR, deixando de operar o serviço com seus jatos EMBRAER. A Gol, que operava seus serviços com jato Boeing B.737, suspendeu as suas atividades no aeroporto. Antes da proibição, a ilha recebia, por dia, cinco vôos do transporte comercial, sendo quatro em aeronaves EMBRAER e um vôo de Boeing.
Conforme matéria do g1 de 24/10 (uma segunda), nota pela Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco informou o início dos serviços de recuperação do piso da pista com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) no final de semana (22 e 23/10), com conclusão prevista até o dia 30 de novembro.
Apesar do trabalho ter sido iniciado no final de semana, o governo sustenta que o calendário do serviço teve início no dia 06 de outubro, com a mobilização de trabalhadores e materiais. No dia 07, reportagem no g1 esteve no aeroporto e constatou que a obra ainda não havia começado, e que eram feitos apenas os serviços rotineiros da DIX, empresa responsável pelo aeroporto contratada pelo Estado de PE.
Na nota, a secretaria explicou que as obras de requalificação completa do Aeroporto de Fernando de Noronha consistem em duas frentes.
A primeira é a recuperação emergencial da pista de pouso e decolagem, que está em execução e foi orçada em R$ 1,2 milhão. A secretaria divulga, ainda, que as intervenções foram divididas em etapas e estão sendo realizadas em período noturno para não interferir na movimentação de vôos no aeroporto.
A segunda intervenção, segundo a secretaria, é a que incluirá a readequação de capacidade da pista, requalificação do pavimento, sistema de drenagem e implantação de sinalização. Esse trabalho tem prazo de conclusão de 12 meses. A secretaria não informou data para início desta segunda fase.
A proibição da ANAC foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 07/10/2022, com início da proibição no dia 12. Essa medida do governo federal foi motivada pelas condições da pista do aeroporto.
Segundo a DIX, “o pavimento da pista saturado e precisa de uma reforma, está esgotado”.
A Portaria da ANAC prevê apenas duas situações excepcionais: operações de emergência médica ou de transporte de valores realizadas mediante prévia coordenação com o operador do aeroporto. Ainda segundo a portaria, a proibição tem caráter provisório, sem prazo determinado, e deve ser mantida até que o operador de aeródromo solicite a revogação e demonstre o cumprimento das condições definidas no parecer que fundamentou a decisão.
Conforme matéria do g1 de 21/10 (uma segunda), o serviço de recuperação emergencial do pavimento deveria ser iniciado no dia 24, por informação prestada pela Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco, no dia (sexta 21).
Uma nota da Secretaria de Infraestrutura informava que os trabalhos de recuperação preliminar da pista foram iniciados “a partir da mobilização de materiais e equipamentos necessários”. O serviço emergencial está previsto para execução no expediente da noite. “Os reparos na pista com uso de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) devem começar até a segunda-feira (24). O prazo previsto para conclusão dessa obra é de 60 dias”, consta a nota.
O governo pernambucano ainda informou que as equipes já estão trabalhando na ilha, mas não especificando quais serviços já estavam sendo realizados. “O cronograma das ações está sendo cumprido conforme o planejado. Os serviços são divididos em etapas para não interferir no funcionamento do aeroporto”, consta ainda o texto da Secretaria de Infraestrutura.