Consórcio aeroespacial francês composto pela Daher, Safran, Collins Aerospace e Ascendance lança projeto de pesquisa colaborativa para desenvolver propulsão híbrido-elétrica para a aviação geral – aeronaves de 6 a 10 assentos, em 20.06.25

No dia 18, a fabricante Daher divulgou a notícia da associação de quatro grandes empresas aeroespaciais francesas em um ambicioso projeto de pesquisa colaborativa para estudar e definir uma arquitetura de propulsão híbrido-elétrica para aeronaves leves com eficiência otimizada da hélice, alinhada às metas de descarbonização estabelecidas pela Direção-Geral da Aviação Civil (DGAC) francesa e pelo Conselho de pesquisa aeronáutica civil (CORAC) da França. O consórcio é composto pela própria Daher, como líder, e mais a Safran, a Collins Aerospace e a Ascendance.
O projeto de pesquisa e tecnologia (R&T) é denominado TAGINE, sigla para Tentative dans l’Aviation Générale d’Introduction de Nouvelles Énergies (Iniciativa para introduzir energia limpa na aviação geral).
O consórcio apoia integralmente os roteiros nacionais e internacionais para a descarbonização do setor da aviação. O projeto de pesquisa colaborativa visa especificamente aeronaves de 6 a 10 assentos. Com 25.000 aeronaves desse tipo em operação em todo o mundo, este segmento foi identificado como prioritário para iniciar a transição ecológica do transporte aéreo até 2027.
O projeto conta com o apoio financeiro da DGAC e da CORAC e visa avaliar a viabilidade técnica, econômica e o potencial de descarbonização dessa arquitetura de propulsão híbrida-elétrica em uma plataforma na categoria do avião multifunção Kodiak, da Daher. Essa abordagem inovadora alavanca a expertise complementar das quatro parceiras:
- como líder do projeto, a Daher contribui com seu know-how como arquiteta de aeronaves (sistemas e estruturas) e com toda a sua gama de capacidades de fabricante de equipamento original (OEM), incluindo segurança, integração e eficiência energética da aeronave (pegada de CO₂). A Daher também está fornecendo sua aeronave Kodiak como um caso de uso para a iniciativa híbrida-elétrica.
- a Safran, por meio da Safran Helicopter Engines e da Safran Tech, tem o papel de estudar a viabilidade de um sistema de propulsão híbrido baseado em uma turbina e um motor elétrico de última geração. Esse sistema combinará energia elétrica e térmica para acionar a hélice. A divisão elétrica/térmica será otimizada para gerar economia de combustível e reduzir o ruído e as emissões de CO₂.
- a Collins Aerospace terá o papel de liderar os estudos de otimização aeroacústica da hélice e contribuindo para a integração do sistema de propulsão com hélice. A empresa também está projetando um sistema de mudança de passo totalmente elétrico, adaptado para hélices dessa classe de potência. Essas atividades visam melhorar a eficiência energética e reduzir a massa total do sistema de hélice.
- a Ascendance contribuirá com sua expertise em hibridização e otimização de energia, utilizando o seu Sistema Operacional Híbrido (Hybrid Operating System) para gerenciar e controlar a energia em um sistema de propulsão híbrido. A Ascendance também será responsável por identificar as necessidades de energia das baterias para as aplicações estudadas no projeto e por integrar essas baterias em aplicações de aeronaves híbridas-elétricas.
Planejada para um período de mais de dois anos, a parceria marca um passo significativo em direção a uma aviação mais sustentável. A propulsão híbrida é um componente fundamental para reduzir significativamente o consumo de combustível e otimizar o uso de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF). Os primeiros resultados da avaliação de impacto ambiental são esperados para o final de 2025, e os principais marcos do projeto serão apresentados na próxima edição da feira aeronáutica Paris Air Show – em 2027.
As próximas etapas principais do projeto são:
– avaliação de desempenho e impacto ambiental; e,
– estudo de viabilidade, incluindo aspectos regulatórios.
A Daher é uma fabricante de aeronaves, prestadora de serviços industriais e especialista em logística, empregando mais de 14.000 pessoas e com faturamento de € 1,8 bilhões em 2024. Com uma estrutura societária familiar, a Daher tem sido impulsionada pela inovação desde sua fundação em 1863. Com operações em cerca de 15 países na Europa, América do Norte e Ásia, a Daher projeta e desenvolve soluções de valor agregado para seus clientes e parceiros aeroespaciais e industriais.
A Safran é um grupo internacional de alta tecnologia que atua nas áreas aeroespacial (propulsão, equipamentos e interiores), espacial e de defesa. Sua missão: contribuir de forma sustentável para um mundo mais seguro, onde o transporte aéreo seja cada vez mais ecologicamente correto, confortável e acessível. Presente em todos os continentes, o Grupo emprega 100.000 pessoas e obteve faturamento de € 27,3 bilhões em 2024, ocupando posições de liderança global ou europeia em seus mercados, individualmente ou em parceria. A Safran Helicopter Engines é líder mundial na fabricação de motores para helicópteros, com mais de 75.000 motores produzidos desde a sua fundação; a fabricante oferece a mais ampla gama de motores turboeixo e atende 2.500 clientes em 155 países.
A Collins Aerospace, uma unidade da RTX, é fornecedora líder de soluções integradas e inteligentes para a indústria aeroespacial e de defesa global. Seus 80.000 funcionários estão comprometidos com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para promover a aviação sustentável e conectada, a segurança e o conforto dos passageiros, o sucesso das missões, a exploração espacial e muito mais.
Fundada em 2018 por Jean-Christophe Lambert, Thibault Baldivia, Clément Dinel e Benoît Ferran, e apoiada pelo Conselho Regional da Occitânia, pela Bpifrance e pelo programa France 2030, a Ascendance é uma startup com a missão de descarbonizar a aviação. Com sede em Toulouse (França), a Ascendance está atualmente desenvolvendo o STERNA, uma solução inovadora de propulsão híbrida-elétrica, bem como uma aeronave VTOL (decolagem e pouso vertical) equipada com STERNA, chamada ATEA. Projetado como uma alternativa de baixo carbono aos helicópteros, o ATEA visa aplicações regionais de mobilidade aérea, como transporte de passageiros, carga, emergências médicas e missões de segurança. [EL]