Consultoria de aviação britânica Altea prevê queda nos preços de jatos executivos usados e alerta sobre o impacto das tarifas do EUA nas exportações da canadense Bombardier, em 12.03.25

Em post no dia 11 na plataforma online da mídia, o editor-chefe da mídia AIN Charles Alcock divulgou que a consultoria de aviação inglesa (com sede em Londres) Altea previu, nesta semana, queda nos preços de algumas aeronaves executivas usadas grandes e de longo alcance à medida que o estoque disponível aumenta. Ao mesmo tempo, a consultoria apontou que o impacto do tarifário do governo do EUA sobre as importações do Canadá, que acaba de entrar em vigor, pode ter um impacto particular no movimento de aeronaves da Bombardier (fabricante sediada em Montreal), como a Família de jatos cabine larga Global.
O sócio da Altea Andrew Butler disse que o número de aeronaves executivas disponíveis acaba de passar de 3.000 unidades pela primeira vez desde abril de 2021. Essas aeronaves estão vendendo mais rápido, numa média de 200 dias, em comparação com a média de 400 dias no início de 2021.
Os dados da Altea mostram um aumento de 25% na disponibilidade de jatos Gulfstream de longo alcance usados, com 66 disponíveis no final de 2024, em comparação com 52 no final de 2023, um aumento de 14 unidades (26,9%). Embora com uma base menor, as aeronaves da Bombardier Global experimentaram um salto de 62% na disponibilidade.
“Assim como com os Gulfstream, temos mais proprietários de primeira viagem migrantes a fundo da do fretamento, onde voavam em modelos de cabine maior e de longo alcance, quando esse tamanho não é necessário para suas necessidades”, disse Butler. “Eles então ficam com medo, pois um custo operacional anual de US$ 4 milhões para um Global 5000 não era o que eles tinham em mente”, avalia Butler.
De acordo com a Altea, os preços de jatos de longo alcance e cabine grande caíram em média 8% em 2024, a consultoria prevendo que essa tendência pode vir acelerar. “Por exemplo, em 2024, os preços pedidos por aeronaves cabine larga de longo alcance caíram em média 8%. Se este ano seguir a mesma trajetória, a indústria de jatos executivos pode se encontrar em uma situação em que espelha o mercado estável testemunhado após a crise financeira por volta de 2010”, disse Butler.
Mais especificamente, Butler prevê que se as tarifas sobre importações do EUA continuarem a aumentar contra o Canadá, como uma nação fabricante de aeronaves (e a Bombardier tendo portfólio em aeronaves cabine larga com a Família Global), isso pode suprimir a demanda.
No início de fevereiro, ao publicar os resultados financeiros de 2024, a Bombardier declarou que a incerteza em torno das tarifas significava que não poderia emitir a orientação de matas (guidance) usual aos investidores para este ano.
“Isso pode ser considerado uma séria ameaça às perspectivas da Bombardier nos próximos quatro anos”, comentou Butler. “Como indicação, desde a introdução da … série de aeronaves Global – ou seja, as variantes 5500, 6500 e 7500 -, a Bombardier entregou aproximadamente 50% dessa frota para proprietários ou entidades do EUA. Com uma proporção tão grande [de aeronaves] indo para o sul de Montreal, para seu vizinho próximo, isso certamente deve concentrar as mentes na Bombardier”, Butler discorreu.
A Altea também está prevendo um aumento na demanda pelas aeronaves transportadoras VIP (jatos do transporte comercial convertidos na variante do transporte particular), como como versões executivas-VIP de aviões Boeing e Airbus, com aeronaves mais antigas agora se aproximando da idade de substituição em frotas de cias. aéreas. A Altea prevê que isso pode levar a oportunidades para ambas as fabricantes de aeronaves comercializarem novos modelos com base em seus modelos de fuselagem estreita das Famílias 737MAX (Boeing) e A320NEO (Airbus) de produção atuais, especialmente em mercados importadoras como Oriente Médio, África e sudeste Asiático. [EL] – c/ fonte