Consultoria de gestão MarketsandMarkets prevê que o mercado de SAF do EUA atingirá um valor de US$ 6,97 bi até o final da década, em 17.04.25


O editor-sênior da AIN Curt Epstein, em post na plataforma online mídia no dia 15, noticiou que um relatório da consultoria de gestão MarketsandMarkets prevê que o mercado de combustível sustentável para aviação (SAF) do EUA atingirá um valor de US$ 6,97 bilhões até o final da década. O estudo da consultoria estimou o valor do mercado de SAF no ano passado em menos de US$ 1 bilhão.

Relatório anterior da MarketsandMarkets, de novembro de 2023 – “Sustainable Aviation Fuel Market by Fuel Type (Biofuel, Hydrogen Fuel Cell, Power to Liquid, Gas to Liquid), Biofuel Manufacturing Technology, Blending Capacity (Below 30%, 30% to 50%, Above 50%), Platform and Region – Global Forecast to 2030”
https://www.marketsandmarkets.com/Market-Reports/sustainable-aviation-fuel-market-70301163.html
– aponta que o tamanho do mercado global de SAF deve crescer de US$ 1,1 bi em 2023 para US$ 16,8 bilhões até 2030, a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 47,7% durante o período previsto. Os principais participantes são Neste (Finlândia), World Energy (Irlanda), Total Energies (França), LanzaTech (EUA) e Fulcrum BioEnergy (EUA).

Epstein observou que existem diversos processos para a produção de SAF, incluindo biocombustíveis (utilizando matérias-primas orgânicas, como gorduras e óleos residuais), conversão de energia para líquido (utilizando eletricidade renovável para produzir SAF a partir de hidrogênio “verde” sintetizado e dióxido de carbono atmosférico) e conversão de gás para líquido (convertendo gás natural em SAF).

Espera-se que os avanços nas tecnologias de biocombustíveis e a escalabilidade da produção do combustível sustentem a crescente demanda por SAF no EUA. Embora os biocombustíveis tenham dominado o mercado até o momento, a previsão indica que o segmento de conversão de energia em líquido (PtL – power-to-liquid) deverá crescer à maior taxa composta de crescimento anual (CAGR) até 2030.

O combustível de aviação convencional contém compostos aromáticos que ajudam as juntas do sistema de combustível a inchar e evitar vazamentos, enquanto combustíveis sintéticos como o SAF não o fazem. Aeronaves e motores modernos foram projetados para compensar a falta de aromáticos. Atualmente, o SAF está aprovado apenas para uso em misturas de até 50% com combustível de aviação convencional. No entanto, o estudo prevê que a mistura acima de 50% (uma vez aprovada) representará a CAGR de crescimento mais rápido no mercado de SAF dos EUA, com o aumento do apoio regulatório e subsídios para misturas mais elevadas impulsionando o crescimento. [EL] – c/ fonte