Contando com o aproveitamento da certificação do modelo pela EASA, Pipistrel já olhando a certificação da FAA do elétrico Velis, como “avião treinador” no mercado americano, em 30.04.22


A Pipistrel já está buscando a certificação Tipo da FAA para sua aeronave leve Velis Electro (com motorização elétrica), anunciou a fabricante nesta quinta dia 28 durante a programação da feira aeronáutica Aero Friedrichshafen, na Alemanha. Esse movimento ocorre quase dois anos depois da Pipistrel ter se tornado a primeira fabricante a certificar uma aeronave elétrica, com a EASA, quando a autoridade europeia aprovou o Velis e logo após a aquisição da eslovena pela americana Textron Aviation.

Pouco depois de sua aquisição pela Textron, no início deste mês, a Pipistrel sinalizou sua intenção de oferecer o Velis Electro no mercado de treinamento de vôo do EUA. “A certificação americana não é um problema”, disse Tadej Hozic, gerente de produto da Pipistrel.

O plano da Pipistrel é obter a certificação sob os regulamentos da PART-23, pela FAA, com base na certificação equivalente da EASA, do regulamento CS-23, e este seria o primeiro programa de aprovação da FAA para uma aeronave elétrica.

“Por enquanto, certificação EASA e FAA, não combinam, mas pelo que entendo, a FAA vai emitir regras para aviões elétricos em breve. E acho que em um ano, essa aeronave estará disponível também nos EUA sob as regras da FAA”, disse Hozic.

O Velis Electro é alimentado por um motor elétrico de 60 kW e bateria de 20 kW, disse Hozic, “o que nos permite voar por uma hora mais uma reserva legal”. O carregamento da bateria totalmente descarregada leva cerca de uma hora. Mas normalmente após o pouso, a bateria não está totalmente descarregada; portanto, após um debriefing, o Electro está pronto para o próximo vôo.

“Esta é uma super aeronave para treinamento de vôo, para fazer turnos de pista [decolagens e pousos] praticamente”, disse Hozic. “Todos nós sabemos que em algumas áreas da Áustria, Alemanha e Suíça, não é permitido operar motores durante o fim de semana em determinadas horas. Portanto, este é um avião perfeito para fazer o treinamento em combinação com o Pipistrel Explorer, que é uma aeronave certificada com motor Rotax, para combinar praticamente o vôo elétrico com o normal para o vôo de navegação”.

A Pipistrel está fabricando 20 aeronaves por mês e traz uma variedade de recursos para seus novos proprietários, desde fabricação com compósitos até novos programas de mobilidade aérea urbana e aeronaves elétricas. “Estamos nos juntando a uma grande família, a família Textron”, disse Hozic, “e acho que este é um grande passo para nós. Faremos muito mais agora também com a ajuda deles e os ajudaremos a alcançar seus objetivos”, completou Hozic. [EL] – c/ fontes