“Corisco” se acidenta em Poconé/MT em pouso forçado após piloto perceber falta de combustível – “pane seca” – na rota Poconé-Cuiabá, em 08.08.21

Um monomotor EMBRAER/Neiva EMB-711C (P28R) “Corisco” do transporte privado, com quatro ocupantes, acidentou-se neste domingo (08), pela manhã, em um pouso forçado em Poconé (no MT, a 50 MN a SW de Cuiabá), após o piloto perceber falta de combustível, e tentar um regresso.
O avião teve danos extensos no impacto com terreno, e os quatro ocupantes (adultos) se feriram, sendo transferidos e internados em hospital.
O CENIPA listou a ocorrência no painel SIPAER como acidente de “pane seca”, registrado no horário de 12:30Z (08:30LT), na cidade de Poconé.
Segundo súmula factual preliminar, o avião decolou do aeródromo Santa Rosa Pantanal Hotel (SWJS), em Poconé/MT, com destino do Aeroporto Marechal Rondon (SBCY), Cuiabá/MT, em um vôo privado, com quatro ocupantes (um piloto e três passageiros). Aproximadamente 30 minutos após a decolagem, o motor da aeronave apresentou falhas em seu funcionamento. O piloto efetuou pouso forçado em área de mineração. A aeronave teve danos substanciais.
O piloto sofreu lesões graves, dois passageiros sofreram lesões leves e um passageiro, após resgate com lesões sérias, faleceu em internação.
Texto completo:
https://aib-el.com.br/site/corisco-se-acidenta-em-pocone-mt-em-pouso-forcado-por-pane-seca-na-rota-pocone-cuiaba-em-08-08-21/