Corretora de aeronaves especializada em jatos Gulfstream Hagerty Jet divulga que a IAI está desenvolvendo o modelo sucessor do G280, em 05.10.24
No seu relatório de acompanhamento-atualização trimestral (QMU – Quarter Market Update), para o 3T24, relativo à linha de aeronaves executivas Gulfstream, liberado no dia 02, a corretora de aeronaves especializada em jatos Gulfstream Hagerty Jet divulgou que a Israel Aerospace Industries (IAI) informou que fabricará uma versão atualizada do jato supermédio G280.
A Hagerty especula que a versão atualizada do G280 será designada G300.
O G280 é fabricado para a Gulfstream pela Israel Aircraft Industries (IAI), na sua fábrica em Tel Aviv (Israel).
Pela informação pela Hagerty Jet, a Gulfstream Aerospace poderia estar se aproximando de uma versão atualizada ou um derivado de seu supermédio G280 que há muito tempo é objeto de especulações no mercado.
Outra fonte da indústria confirmou o andamento do projeto, sob denominação “P42”, definindo-o “fora dos gráficos”, em nível de sigilo, informou o editor da plataforma on line da mídia AIN Chad Trautvetter em post no dia 04 repercutindo a notícia da Hagerty Jet.
De acordo com a Hagerty, um protótipo foi projetado e montado, mas os detalhes são muito secretos. A Hagerty espera que o novo modelo incorpore as janelas de cabine ovais panorâmicas da Gulfstream – Gulfstream Panoramic Oval Windows – encontradas nos novos modelos maiores, juntamente com um piso plano e a plataforma de vôo Symmetry.
Ainda segundo a Hagerty, os primeiros reportes divulgam que as entregas do “G300” podem começar em 2026.
A Hagerty observa que não houve nenhum anúncio formal sobre o novo modelo pela Gulfstream. E aponta que há especulações de que o modelo pode ser anunciado na convenção anual da NBAA deste ano – NBAA-BACE 2024 -, que acontecerá neste mês, em Las Vegas. A Gulfstream não participará como expositora da feira.
O analista e consultor da indústria Rolland Vincent, da Rolland Vincent Associates, concorda com esse cronograma, dizendo para a AIN: “O momento seria bom. Os modelos de jatos executivos precisam de uma atualização a cada sete ou oito anos, em média, e com ainda mais frequência se estiverem em um segmento competitivo”.
A Hagerty postula que o novo jato bimotor pode ser anunciado na NBAA-BACE no final deste mês em Las Vegas. No entanto, Vincent é reticente e de certa forma incrédulo dessa idéia: “Seria difícil imaginar a Gulfstream anunciando qualquer coisa na BACE quando eles disseram que não estarão [exibindo] lá”. [EL]