Corretora de aeronaves especializada em jatos Gulfstream Hagerty Jet e analista de mercado financeiro e ativos Jefferies apontam que Gulfstream está atrasada nas entregas do G700, em 04.10.24


Em post no dia 04, o editor da plataforma on line da mídia AIN Chad Trautvetter escreveu que as entregas de jatos Gulfstream G700 no terceiro trimestre parecem ter escapado da previsão da controladora General Dynamics, de 16 entregas, em pelo menos 12 aeronaves, de acordo com dois agentes de acompanhamento do mercado da aviação executiva, a corretora de aeronaves de Savannah, na Georgia (sede da Gulfstream), especializada em aeronaves Gulfstream novas e usadas, Hagerty Jet e a analista de mercado financeiro e ativos Jefferies.

A Hagerty Jet está reportando que a Gulfstream entregou apenas 3 jatos G700 enquanto a Jefferies está reportando apenas 4 entregas.

As entregas do Gulfstream no terceiro trimestre serão reveladas durante a conferência com investidores da General Dynamics, na apresentação dos resultados financeiros trimestrais (3T24),  programada para 23 de outubro.

A Gulfstream informou a AIN que está em um “período de silêncio” até a apresentação ao mercado dos resultados 3T24.

“Até hoje, contamos apenas 14 jatos G700 entregues e em serviço. Vimos apenas uma entrega em cada mês do terceiro trimestre”, divulgou a Hagerty Jet. “Apesar das críticas à falta de transparência e relatórios das entregas do G700, a General Dynamics [GD] reiterou sua confiança nas entregas … no final de julho. A GD reconfirmou que planeja entregar mais de 50 jatos G700 até o final do ano, com mais 16 até outubro e outros 25 no quarto trimestre. Nossos números de entrega podem estar um pouco errados, mas não há como a Gulfstream [vir] encontrar 13 entregas até 1º de outubro, especialmente porque eles vivenciaram o furacão Helene em Savannah”, divulgou a Hagerty Jet.

A Jefferies e a Hagerty ficaram intrigadas com os atrasos nas entregas, ambas notando nenhum problema de treinamento de pilotos desde que a FSI – FlightSafety International reportou recentemente que mais de 100 pilotos de clientes foram habilitados Tipo no G700.

A Jefferies acrescentou que as modificações na fiação da cauda em aeronaves de produção inicial foram concluídas e, portanto, não estão atrasando as entregas, enquanto a Hagerty declarou que a Rolls-Royce reportou uma introdução de serviço “perfeita” para os motores Pearl 700 (do G700).

No seu relatório de acompanhamento-atualização trimestral (QMU – Quarter Market Update), para o 3T24, relativo à linha de aeronaves executivas Gulfstream, liberado no dia 02 –
https://hagertyjetgroup.com/wp-content/uploads/Q3-2024-QMU.pdf
– a Hagerty divulga que, em sua atualização de mercado cobrindo aeronaves Gulfstream anterior, do 2T24, reportou que a Gulfstream havia entregue apenas 8 novas aeronaves emblemáticas G700, tendo sido rapidamente corrigida pela fabricante que o número real de aeronaves entregues era 11, (ou seja, a apuração inicialmente reportada com base em informações colhidas, de 8 entregas, estava incorreta em 3 unidades, ou 27,3%).

Reconhecendo o erro cometido na apuração de entregas no 2T24, a Hagerty também registra a possibilidade de nova falha de apuração preliminar para entregas do 3T24, uma vez que o seu novo relatório (Q3-QMU) foi finalizado no último dia de setembro (30).

A Hagerty informa que, até esse momento (30 de setembro), computa apenas 14 jatos G700 entregues e em serviço. E que viu apenas 1 entrega em cada mês do 3º trimestre, ou seja, 3 entregas no 3T24, para assim acumular no ano 14 entregas de G700.

A Hagerty aponta que, apesar das críticas à falta de transparência e relatórios das entregas do G700, a General Dynamics reiterou sua confiança nas entregas em uma entrevista com a AIN no final de julho.

De acordo com a corretora, a General Dynamics reconfirmou que planejava entregar mais de 50 jatos G700 até o final do ano, com mais 16 jatos até outubro (ie, 27 aeronaves no acumulado) e outros 25 ao final do 4º trimestre (para somar 52 entregas).

Reconhecendo que seus números de entrega podem estar um pouco errados, a Hagerty pondera que não vê como a Gulfstream possa atingir 13 entregas de G700 até 1º de outubro, especialmente porque a fabricante enfrentou o furacão Helene em Savannah, e na sua apuração fechar um acumulado em 10 meses de 27 entregas.

A Hagerty observa que notícias recentes sobre o G700 se limitaram aos sucessos do programa. No entanto, não há uma explicação clara para a falta de entregas.

Em 26 de setembro, a Gulfstream Aerospace Corp. anunciou, em nota, que mais de 100 pilotos por clientes receberam a habilitação Tipo para o jato executivo cabine larga de ultralongo alcance Gulfstream G700 do centro de treinamento da FlightSafety International (FSI) em Savannah, na Georgia, sede da fabricante, desde que a aeronave recebeu a certificação Tipo da FAA em 29 de março. Além dos 100 pilotos por clientes que receberam a qualificação de tipo G700, 80 pilotos corporativos da Gulfstream e mais de 20 instrutores da FSI receberam sua habilitação técnica de Tipo G700. A nota também divulga que, além das homologações Tipo da FAA e EASA, o G700 já detinha validações de certificado de Tipo em nove países, a mais recentemente da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido.

A Hagerty observa que, no entanto, não há uma explicação clara da Gulfstream para o desempenho das de entregas. E suspeita que a fabricante espera recuperar muito terreno antes da conferência de apresentação do resultado trimestral 3T24 no final de outubro. [EL]