Corretora de aeronaves executivas usadas americana JetAviva vendo um ajuste momentâneo no mercado, com redução de preços com aumento de estoque, em 16.10.22
A corretora de aeronaves executivas JetAviva, com sede em Melbourne, na Flórida (EUA), está expondo dois aviões à venda e um terceiro disponível para fretamento em sua exibição estática na feira de aviação executiva americana NBAA-BACE 2022, nesta semana. As três aeronaves em exibição na NBAA – um Beechcraft King Air 250 de fabricação 2018, um Cessna Citation Sovereign+ ano 2014 e um EMBRAER Phenom 300E ano 2019 (para fretamento) – representam a gama de aeronaves de cabine leve a média que a JetAviva lida principalmente.
Na feira, numa ação de promoção e divulgação de um trabalho institucional, a JetAviva também está respondendo às consultas dos clientes “sobre onde está o mercado de aeronaves usadas e para onde está indo no restante deste ano e além”, pontuou o CEO Emily Deaton.
A boa notícia para os compradores de aeronaves usadas hoje: “Pela primeira vez em alguns anos, estamos começando a ver um pouco de realismo na oferta de preços”, disse Deaton, observando no final do verão um aumento do estoque que reduziu a pressão de alta de preços.
“Em alguns casos, estamos vendo reduções de preço em aeronaves que foram supervalorizadas, e isso é realmente revigorante”, disse Deaton. Mas ela não espera que isso seja duradouro. “Estamos entrando no quarto trimestre”, tradicionalmente o trimestre mais ativo para a atividade de transações de aeronaves executivas, observou Deaton. “Acho que vamos limpar [zerar] o aumento de estoque que vimos, e isso manterá os valores relativamente altos para o saldo do ano”, Deaton prevê. Nessa circunstância do mercado, Deaton aconselha os compradores a ficarem “calmos e realistas”. “Não acho que estejamos em um mercado que exija comportamentos reacionários”, ela disse, para emendar: “Preferimos manter a cabeça fria à medida que avançamos para o quarto trimestre”.
Saindo de um forte 2020, a JetAviva estabeleceu um novo recorde em 2021 com mais de 100 transações. Jatos Cessna Citation Excel (cabine média) e EMBRAER Phenom 100 e Pilatus PC-24 (jatos leves) lideram essas vendas, de acordo com a JetAviva.
“Este ano, estamos no ritmo de atender ou exceder o número de transações”, disse Deaton. Concomitante com aumento dos preços nas avaliações, a receita média por transação aumentou “levemente”, acrescentou ela. Adicionando ao resultado final: embora a JetAviva normalmente não faça estoque ou compre aeronaves para venda posterior, “este ano apresentou algumas oportunidades que valeram a pena arriscar e valeu a pena. Isso teve um impacto positivo em nossas receitas também”, revelou Deaton.
Os “novos compradores” representaram 30% dos clientes no ano passado, mas no acumulado do ano apenas cerca de 10% são compradores de primeira vez, observou ela, “um número mais normalizado, tipo pré-Covid”.
Fundada em 2006, a JetAviva especializou-se no segmento de aeronaves executivas, de passageiros, leves, mas com 40% de seus negócios transacionados com clientes recorrentes, esse nicho evoluiu de acordo com as necessidades dos clientes.
A Jetaviva ganhou participação significativa nas vendas e aquisições de aeronaves de turbinas. Após um ano forte em 2020, a corretora estabeleceu um novo recorde em 2021, divulgando mais de 100 transações e sua maior receita anual histórica.
“Nós realmente gostamos de servir nossa clientela de proprietários [de aeronaves]”, disse Deaton. “Temos uma tremenda experiência nesse segmento de mercado que nos permite realmente atendê-los. [Mas] nossos clientes continuaram a crescer nas categorias de aeronaves maiores, então cerca de 20 a 25% de nossos negócios todos os anos são em aeronaves de categoria média, ou de maior porte”.
Neste ano, a JetAviva juntou-se à IADA – International Aircraft Dealers Association (associação internacional de revendedoras de aeronaves), cujos benefícios, segundo Deaton, incluem dar à empresa a oportunidade de unir esforços coletivamente para enfrentar os problemas da indústria. “No momento, estamos trabalhando diretamente com a FAA para melhorar a acessibilidade aos [representantes de engenharia designados], um desafio em tempo real que estamos enfrentando no setor”, disse Deaton.
Enquanto isso, em janeiro, a JetAviva lançará “um projeto de atualização de marca muito empolgante” que está em andamento há um ano. “Será uma aparência diferente que afetará nosso digital e impresso, e nosso marketing físico em eventos”, disse Deaton.
A executiva da JetAviva foi selecionada em 2022 como uma das líderes na aviação executiva no seleto grupo “Top 40 under 40” da NBAA, após ter sido nomeada CEO da empresa em janeiro.
Deaton sucede Tim White, que liderou a corretora de aeronaves desde 2016. White está assumindo o cargo de vice-presidente, trabalhando ao lado do fundador e presidente executivo da empresa, Cyrus Sigari.
“Quando você tem a oportunidade de assumir um papel de liderança em uma organização bem estabelecida e bem-sucedida como a JetAviva, não acho que nenhuma mudança ampla seja necessária”, disse Deaton.
No futuro, acrescentou Deaton, a JetAviva se concentrará em “preservar as coisas boas de nossa marca” enquanto cultiva “a cultura de excelência operacional que nos permite aproveitar as oportunidades”. [EL] – c/ fontes
Site da JetAviva:
https://www.jetaviva.com/
Atualização [em 17/10/22]: a corretora de aeronaves de negócios de Melbourne (Flórida/EUA) anunciou nesta segunda dia 17 que fechou uma parceria com a Concept Aviation, uma empresa brasileira de comércio e consultoria, para fornecer a seus clientes maior acesso ao mercado de aeronaves do Brasil.
“Isso expandirá o alcance internacional e permitira a nossos clientes uma virada de chave nos serviços de aquisição e corretagem por toda a América Latina”, disse o presidente da JetAviva, Ryan Scott.
Por outro lado, a Concept Aviation visa se tornar um dos principais recursos do mercado de aviação comercial, estabelecendo um portal de comércio e consultoria em parceria com corretores de todo o mundo. [EL] – c/ fontes