Crescimento econômico e riqueza crescente na Índia impulsionando demanda por mobilidade aérea pessoal, em 05.03.25

Em post no dia 02 na plataforma on line da mídia, o editor-chefe da AIN Charles Alcock escreveu pela cena atual da aviação privada-executiva na Índia, em franco crescimento.
O desempenho econômico excepcional da Índia, que gerou uma população crescente de pessoal de alto poder aquisitivo e patrimônio líquido, está impulsionando um forte crescimento no setor de aviação executiva, de acordo com a operadora de fretamento privado JetSetGo, sediada em Déli e constituído em 2012, que está intensamente focada em esforços para expandir sua frota.
A JetSetGo também está investindo na banda de gerenciamento com planos para lançar novos serviços de mobilidade aérea avançada (AAM) que podem incluir vôos urbanos e regionais usando novas aeronaves eVTOL e híbridas-elétricas.
De acordo com o grupo de auditoria e consultoria contábil Deloitte, o produto interno bruto (PIB) da Índia deve crescer a uma taxa entre 6,5% e 6,8% no atual ano fiscal, aumentando para entre 6,7% e 7,3% no período de 12 meses seguinte. Embora ainda abaixo da taxa registrada pelo Banco Mundial de 7,6% em 2023, o crescimento é mais que o dobro do EUA (a maior força econômica do mundo), maior do que o PIB da China, e bem acima do Estado anêmico das economias da Europa.
Hoje, a frota da JetSetGo consiste em 10 jatos, incluindo um Cessna Citation CJ2, um Hawker 750, três Hawker 800XP, um Hawker 900, um Gulfstream G200, um Dassault Falcon 2000, um EMBRAER Legacy 600 e um Bombardier Global 6000. A JetSetGo também opera dois helicópteros Leonardo AW109.
Essas aeronaves são gerenciadas principalmente em nome de seus proprietários privados e corporativos, com capacidade ociosa disponibilizada no mercado de fretamento.
Baseada principalmente em sua frota principal de 5 jatos Hawker, a JetSetGo introduziu um programa de cartão de jato e, de acordo com o diretor de estratégia do grupo, Jonathan Sumner, agora está explorando como as ofertas de tempo de vôo em bloco – potencialmente incluindo propriedade compartilhada – poderiam dar suporte à adição de jatos executivos novos, de nova geração.
“Há um enorme potencial inexplorado para fornecermos o que é essencialmente mobilidade aérea pessoal, mas [com as aeronaves executivas atuais] o preço de entrada é muito alto”, disse Sumner para a AIN. Isso despertou o intenso interesse da JetSetGo no que as novas aeronaves poderiam permitir em termos de economias de escala que reduziriam o ponto de preço para alternativas às conexões rodoviárias e ferroviárias. [EL] – c/ fonte