CubCrafters obtém STC da FAA com seis modificações para aumento de 30% no MTOW do lendário Piper PA-18 Super Cub, em 02.07.25

A fabricante CubCrafters anunciou, no dia 24 (junho), a disponibilidade de um Certificado Tipo Suplementar (STC) aprovado pela FAA que aumenta o MTOW do lendário Piper PA-18 Super Cub, de 1.075 lb. (795 kg) para 2.300 lb. (1.044 kg), 31,4% acima de peso de especificação original, atendendo um longo anseio de operadores.
A notícia chega após a CubCrafters trabalhar discretamente por anos com parceiros do setor, incluindo as fabricantes Lycoming, Hartzell e Garmin (para atualização de aviônica), para introduzir melhoramentos no Super Cub.
E agora, os proprietários interessados em uma revisão completa da icônica aeronave podem acessar uma modernização que aumenta sua velocidade, alcance e carga-paga, bem como aviônica moderna para tornar a utilidade e a segurança da aeronave mais alinhadas com os designs mais recentes.
Originalmente obtido pela CubCrafters em 2007 e atualizado em 2012, este STC era usado principalmente para trabalhos internos, mas agora a empresa está expandindo sua atualização para o mercado mais amplo, permitindo sua inclusão em mais restaurações e revisões de aviões Super Cub do que nunca.
“Este STC foi uma parte essencial do nosso programa interno de certificação para o Top Cub [designação para o Piper PA-18 Super Cub] há quase duas décadas”, disse Brad Damm, vice-presidente da CubCrafters. “Dada a crescente demanda por melhorias de desempenho em Super Cub antigos, acreditamos que é o momento certo para tornar esse valioso recurso mais facilmente disponível para proprietários, operadores e oficinas de aeronaves qualificados”, acrescentou Damm.
“Nossa missão sempre foi combinar inovação com tradição”, acrescentou Patrick Horgan, presidente e CEO da CubCrafters. “Estamos comprometidos em dar uma nova vida a aeronaves clássicas como o Super Cub, aplicando soluções de engenharia modernas que aprimoram significativamente o desempenho, a segurança e a capacidade de missão”, completou Horgan.
O maior MTOW para o PA-18 certificado foi possível graças ao trabalho profissional de engenharia da CubCrafters para garantir que o pacote de modificações seja complementar entre si, não havendo conflitos e interferências criando problemas de segurança quando instalados em conjunto. Normalmente, organizações de manutenção são responsáveis por garantir que a instalação de vários certificados STC seja compatível entre si. O novo STC permite que a CubCrafters combine seis (6) modificações principais em um único ‘pacote’; as modificações incluem: um motor de 180 HP (com suporte de fixação reforçado), geradores de vórtice e ventral inferior estendida na fuselagem, trem de pouso estendido, asa e fuselagem reforçada e roda traseira robustecida.
O Piper PA-18 Super Cub com STC, tal como o Top Cub, tem motorização Lycoming O-360-C4P, de 180 HP, com hélice Sensenich bipá metálica de 76 polegadas (193,04 cm).
O PA-18 SuperCub tem sido a aeronave leve mais utilizada pelo EUA por mais de 70 anos, e este representa o primeiro programa real de modernização da aeronave em décadas. [EL]