D328eco, da Deutsche Aircraft, recebe impulso de programa de energia da Noruega, para advento do e-fuel, em 21.03.22
Um acordo alcançado na semana passada (divulgado no dia 17) entre a Deutsche Aircraft e a NEC – North Energy Cluster (Núcleo de Energia do Norte) da Noruega aproximou a fabricante alemã de aeronaves (com sede em Oberpfaffenhofen), detentora do Certificado Tipo do bimotor turboélice Dornier 328, em mais um passo para a realização da sua meta de introdução no mercado da aeronave de transporte comercial alimentada por combustível 100% SAF do mundo.
O acordo, que os parceiros divulgam que alcançará reduções substanciais de curto prazo da pegada climática da aviação do norte da Noruega, por meio do uso dos chamados e-fuels (combustíveis “eletrificados”), mobiliza os produtores de energia eólica e hidrelétrica, fornecedores de tecnologia e empresas eletroquímicas que ajudem a construir a infraestrutura necessária nos 26 aeroportos do remoto território norueguês, enquanto a Deutsche Aircraft fornecerá a plataforma da aeronave.
A Deutsche Aircraft espera que o primeiro D328eco funcione com combustível PtL – Power to Liquid até 2023, sob um cronograma que prevê o primeiro serviço de receita em 2026. O Do-328 é alimentado por motores turboélice PW119A, de 1.948 ESHP, da Série 100, da fabricante canadense Pratt & Whitney Canada.
O combustível PtL (Power to Liquid) é um hidrocarboneto líquido produzido sinteticamente que usa eletricidade renovável como fonte de energia chave. As três etapas principais na produção de PtL consistem na conversão em matéria-prima de carbono original do CO2 (gás carbônico) obtido via, por exemplo, captura direta de carbono, a síntese de matérias-primas de carbono em hidrogênio “verde” usando processos como Fischer-Tropsch (um processo químico para produção de hidrocarbonetos líquidos, como gasolina e querosene, a partir de gás de síntese) para gerar hidrogênio líquido, e, finalmente, a conversão do hidrogênio líquido em um equivalente sintético de querosene.
De acordo com a Deutsche Aircraft, o SAF vendido hoje usando processos de cadeia de produção a base de HEFA (Hydroprocessed Esters and Fatty acids, ou ésteres hidroprocessados e ácidos graxos) atinge uma redução máxima de CO2 de 80%, enquanto o PtL pode atingir a neutralidade de carbono completa.
“Como hoje os respectivos padrões de combustível [ASTM] ainda não estão disponíveis, buscamos parcerias com fornecedores de combustível para promover o desenvolvimento antecipado desses padrões, a fim de permitir o uso comercial do PtL o mais rápido possível”, registrou a Deutsche Aircraft. “Os objetivos da parceria são três: criar oportunidades de negócios em ambos os lados, incluindo fornecimento de combustível, trabalhar em tecnologias de combustível eletrificado tanto em aeronaves como em fornecimento de combustível, [e] preparar um modelo geral de negócios para a aviação regional neutra em termos de meio ambiente. Assim, pretendemos criar acesso a combustível eletrificado para nossos clientes”, acrescentou a Deutsche Aircraft.
O NEC inclui fornecedores de combustível e empresas industriais que descartam os componentes necessários para produzir combustíveis “eletrificados”.
No curto prazo, os planos exigem o uso de fontes pontuais de CO2 para acelerar o desenvolvimento dos e-fuels (combustíveis “eletrificados”) do processo Fischer-Tropsch e, no longo prazo, a captura de CO2 para atingir um equilíbrio de 100% de redução de CO2.
O NEC já iniciou três projetos ligados à produção de PtL que usarão fontes pontuais de CO2 (da produção de ferrossilício e cimento) além de hidrogênio “verde”. A Deutsche Aircraft aspira eventualmente alimentar o D328eco com hidrogênio, divulga a fabricante alemã.
“Os combustíveis eletrificados e o hidrogênio produzidos a partir de energias renováveis continuam sendo as soluções escaláveis mais promissoras para reduzir significativamente as emissões em um dos setores mais difíceis de reduzir, como a aviação”, disse Anders Tørud, gerente do NEC. “O que é fundamental para que isso aconteça é reduzir os custos de produção em escala, e temos o ecossistema certo no norte da Noruega para fazê-lo”, disse Anders.
Essas aspirações se estendem a um plano para tornar as Ilhas Lofoten, da Noruega, neutras em relação ao meio ambiente, chamado Projeto Lofoten. Apoiado pela empresa de turismo local Visit Lofoten, o Conselho Regional de Lofoten e a empresa de energia local Lofotkraft (membro do NEC), o projeto levaria o turismo sustentável a uma das regiões mais intocadas da Noruega usando o D328eco em rotas de curta distância do continente. [EL] – c/ fontes