Daher Aircraft divulga colaboração com campanha de vôos operados com Kodiak 100 em pistas remotas no Idaho para suporte de assistência do Serviço Florestal do EUA, em 23.10.25
Em nota no dia 13, a Daher Aircraft divulgou a sua colaboração com o USFS – US Forest Service (Serviço Florestal do EUA) como parte de um esforço colaborativo com a RAF – Recreational Aviation Foundation (Fundação da Aviação Recreacional) numa campanha de vôo com seu avião monomotor turboélice transportador multifuncional Kodiak para suporte essencial para USFS em operações de em algumas das pistas de pouso mais remotas e desafiadoras do noroeste do Pacífico – no Estado do Idaho. Pela campanha, a Daher promoveu o Kodiak como utilitário missão especial com slogan alusivo “go anywhere” (vai para qualquer lugar).
A campanha de vôos utilizou um Kodiak 100 de propriedade da Daher Aircraft para transportar equipamentos, juntamente com dois engenheiros contratados pelo Serviço Florestal do EUA (USFS) e três voluntários da Recreational Aviation Foundation (RAF) durante vôos para um total de sete locais (campos de aviação) no Idaho.
Operadas a partir da histórica pista de pouso da Estação da Guarda Florestal de Moose Creek (1U1), essas missões envolveram 14 pousos em locais remotos que servem como pontos de acesso críticos para o Serviço Federal Florestal (USFS) em combate a incêndios, monitoramento da integridade florestal, busca e salvamento e supervisão recreativa.
A implantação de quatro dias envolveu vistorias na pista de pouso, avaliações das condições da superfície e entregas das fogueiras, com vôos realizados da base de campo de Moose Creek para [1] Cayuse Creek (C64), [2] Dixie (A05), [3] Fish Lake (S92), [4] Magee (S77), [5] Orogrande (75C) e [6] Wilson Bar (C48).
Este circuito de viagens envolveu os seguintes “campos” e suas características:
1 – Moose Creek (1U1) – localizado a SW da estação Moose Creek Ranger, no Estado do Idaho, em elevação de 2.454 pés, com pistas cruzadas 01/19. de 76 x 1.250 m., de turfa, e 04/22, de 61 x 701 m., de turfa. A pista 01/19 fica lamacenta no inverno e primavera, sendo indicada para uso a pista 04/22. Nas quatro cabeceiras existem, próximos, obstáculos de árvores de até 100 pés (30,5 m.).
2 – Cayuse Creek (C64) – localizado ao norte de Cayuse Creek, no Estado do Idaho, em elevação de 3.505 pés, com pista 04/22 de 23 x 549 m., de Turfa. Operação recomendada para pilotos experientes. Árvores na aproximação nas duas extremidades. A 33 MN a NW-N de Moose Creek (1U1).
3 – Dixie (A05) – localizado a 03 milhas (4,8 km) a SW de Dixie, no Idaho, em elevação de 5.148 pés, com pista 18/36 de 30 x 1.372 m. (primeiros 305 m. da pista 36 com danos), de turfa. É um aeródromo na bacia de um montanha não-arborizada elevada. A 44 MN a SW de Moose Creek (1U1).
4 – Fish Lake (S92) – localizado a leste de Fish Lake, no Idaho, em elevação de 5.646 pés, com pista 05/23 de 15 x 808 m., de turfa. Aeródromo incrustado em região de relevo acidentado. Não recomendada arremetida devido à terreno em elevação no setor oeste a pista. Recomendada operações no período do início de manhã e final de tarde. A 14 MN a NW de Moose Creek (1U1).
5 – Magee (S77) – localizado a 23 milhas a NE de Coeur D’Alene, no Idaho, em elevação de 3.002 pés, com pista 01/19 de 46 x 671 m. de turfa. A 117 MN a NW de Moose Creek (1U1).
6 – Orogrande (75C) – localizado a 1 milha (1,6 km) a NE de Orogrande, no Idaho, em elevação de 4.419 pés, com pista 01/19 de 15 x 853 m., de turfa. Uso recomendado ao início de manhã e ao final da tarde. Existência de obstáculos de árvores da ordem de 23 pés nas duas extremidades da pista. A 35 MN a SW de Moose Creek (1U1).
7 – Wilson Bar (C48) – situado a 08 milhas (12,9 km) ao sul de Dixie, no Idaho, em elevação de 2.275 pés, com pista 06/24 de 15 x 457 m., de turfa. Operação recomendada para pilotos experientes em vôo em montanha com aeronave de alto desempenho. Arremetidas não são possíveis. Correntes descendentes na aproximação da pista 24. Existem obstáculos de árvores de até 27,5 m. próximos das cabeceiras. A 50 MN a SW de Moose Creek (1U1).
A cabine ampla e facilmente reconfigurável do Kodiak desempenhou um papel importante no sucesso da missão, com seus assentos de passageiros removidos e reinstalados conforme necessário para transportar os engenheiros contratados do USFS e os voluntários da RAF, juntamente com um total de 12 fogueiras fornecidas pelo Serviço Florestal – cada uma pesando aproximadamente 36 kg.
“Nossa família de aeronaves Kodiak foi projetada exclusivamente para atender às rigorosas demandas de tais implantações, proporcionando desempenho em decolagens e pousos curtos, robusta capacidade de carga e excelentes qualidades de manuseio em baixa velocidade, juntamente com confiabilidade robusta”, disse o CEO da Daher, Nicolas Chabbert, em entrevista a jornalistas durante a feira-convenção e exposição da aviação executiva americana – NBAA-BACE 2025 -, que aconteceu em Las Vegas, no Nevada, em entre os dia 14 e 16.
De acordo com Chabbert, esta mais recente colaboração com a Recreational Aviation Foundation é o oitavo esforço conjunto desse tipo nos últimos quatro anos, ressaltando a dedicação da Daher Aircraft em apoiar a aviação remota no Estados Unidos.
“Voamos para locais extremamente remotos, onde altitudes elevadas, distâncias curtas de pista e aproximações cegas exigem uma aeronave que garanta desempenho e flexibilidade”, explicou Paul Carelli, diretor sênior de aeronaves multimissão e desenvolvimento de negócios da Daher Aircraft para as Américas. “A capacidade de decolagem e pouso curtos do Kodiak, as baixas velocidades de aproximação e a resistência projetada a estol e parafusos o tornam ideal para essas missões”, Carelli completou.
Carelli acrescentou que o Kodiak 100 – juntamente com o Kodiak 900, maior e mais rápido – são perfeitamente adequados para esses aeródromos desafiadores (vários dos quais são rotulados nas cartas de navegação como “perigosos”), mesmo quando a aeronave está totalmente carregada com pessoal e equipamento.
“Essas aeronaves turboélice [Kodiak] de 10 assentos estão nas categorias de peso máximo de decolagem de 7.000 a 8.000 libras [aproximadamente 3.180 a 3.630 kg] e operam em pistas de 1.500 pés [aproximadamente 457 m.] como Wilson Bar [C48 – com pista de 15 x 457 m. de turfa, à 2.275 pés] sem problemas”, observou Carelli. “O Kodiak 100 e o Kodiak 900 transportam cargas úteis muito maiores para o interior do que aeronaves menores, e não há outras em sua categoria que possam se igualar a eles”, acrescentou Carelli.
Citando um exemplo das condições operacionais desafiadoras enfrentadas durante a recente implantação, Carelli disse que a pista de pouso de Fish Lake (S92 – com pista de 15 x 808 m. de turfa, à 5.646 pés) tem um alerta avisando que cinco aeronaves caíram no lago contíguo em acidentes de decolagem anteriores. [EL]
