Daher anuncia “presença permanente” no Brasil para atender à crescente demanda no país por seus aviões turboélice TBM e Kodiak, com escritório em São Paulo sediando a Daher Aircraft Brasil para supervisionar o atendimento ao cliente, o suporte à frota e os esforços de expansão, em 03.09.25
Em nota no dia 06 de agosto, a fabricante francesa Daher Aircraft divulgou a constituição de uma presença permanente no Brasil para atender à crescente demanda por suas famílias de aviões turboélice TBM e Kodiak no país.
À ocasião do anúncio, a Daher Aircraft cumprira participação na edição 2025 da feira LABACE – Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (Convenção e Exposição da Aviação Execitiva da América Latina), que aconteceu entre os dias 05 a 07 de agosto no Aeroporto Campo de Marte (SBMT), em São Paulo, onde exibiu os modelos TBM-960 e o Kodiak 100 na área de exposição estática.
O novo escritório da fabricante – em São Paulo – servirá como sede da Daher Aircraft Brasil. Sua equipe supervisionará o atendimento ao cliente, o suporte à frota e os esforços de expansão, tanto para o rápido e eficiente TBM quanto para o robusto e multifuncional Kodiak.
Segundo a fabricante, este movimento estratégico reforça o compromisso de longo prazo da Daher com o dinâmico e crescente mercado brasileiro e fornecerá desenvolvimento de negócios e suporte operacional localizados para atuais e futuros proprietários de aeronaves TBM e Kodiak no país.
“Com uma comunidade de aviação geral próspera e uma demanda crescente por aeronaves de alto desempenho e utilitárias, nossos TBM e Kodiak estão perfeitamente alinhados às necessidades operacionais em todo o Brasil”, disse Nicolas Chabbert, CEO da divisão de Aeronaves da Daher. “Estabelecer uma presença local nos permitirá oferecer suporte mais direto aos nossos clientes e sinaliza nossa intenção de crescer com o futuro da aviação brasileira”, completou Chabbert.
O pressurizado TBM de seis lugares oferece uma aeronave com motor turboélice ideal para viagens corporativas e pessoais no Brasil e no exterior. Reconhecida por sua velocidade e eficiência, a versão mais recente do TBM-960 tem velocidade máxima de cruzeiro de 330 KT e alcance máximo de 1.730 MN (3.204 km), tornando a aeronave ideal para viagens corporativas e pessoais em toda a América Latina.
A Daher integrou o que há de mais moderno em potência por controle digital ao TBM-960, apresentando um acelerador eletrônico digital de dois canais – o EPECS – Engine and Propeller Electronic Control System (Sistema de Controle Eletrônico do Motor e da Hélice) para o avançado motor Pratt & Whitney Canada PT6E-66XT e hélice composta pentapá Hartzell Raptor. Com ua plataforma de vôo integrada Garmin G3000, o TBM-960 mantém a concentração da Daher Aircraft em inovação tecnológica, com a designação e-copilot, com introdução de sistemas de segurança desenvolvidos para o TBM, que podem ser comparados a um “copiloto eletrônico”. Isso inclui um sistema de proteção contra congelamento, monitoramento do envelope de vôo por meio dos sistemas de Estabilidade e Proteção Eletrônica (ESP – Electronic Stability and Protection) e Proteção contra Subvelocidade (USP – Under-speed Protection), a função Modo de Descida de Emergência (EDM – Emergency Descent Mode), bem como o revolucionário sistema de pouso automático de emergência HomeSafe (baseado no sistema Autoland, pela Garmin).
A cabine controlada digitalmente incorpora um sistema de controle ambiental totalmente novo, além de iluminação ambiente em LED e janelas com regulagem elétrica de intensidade luminosa.
A família Kodiak da Daher Aircraft – composta pelos modelos Kodiak 100 e pelo Kodiak 900, maior e mais rápido – é perfeitamente adaptada às necessidades de transporte aéreo multifuncional do Brasil, com capacidade STOL (decolagem e pouso curtos) em áreas remotas e alcance estendido. Integrando a moderna aviônica G1000NXi, da Garmin, – e otimizada para baixos custos operacionais e manutenção facilitada – ambas as aeronaves, não-pressurizadas, são capazes de abrir acesso a áreas remotas, além de fornecer suporte ao setor agrícola, transporte de passageiros/VIPs e tarefas de segurança pública.
O Kodiak 100, com capacidade para 10 lugares, foi concebido desde o início como uma plataforma robusta e fácil de pilotar, flexível e sustentável, além de apresentar fácil conversão para acomodar passageiros, carga e sistemas de missão. A grande porta do compartimento de carga, do tamanho de um palete, facilita o embarque e desembarque de passageiros, macas e carga. Equipado com o motor PT6A-34, de 750 SHP, da Pratt & Whitney Canada, o Kodiak 100 reúne a capacidade STOL para operações fora de aeroportos e em grande altitude, com excelente capacidade de carga-paga e autonomia: transportando uma carga útil de 1.600 kg (3.530 lb.) e com autonomia de até 10 horas. O Kodiak 100 também possui compatibilidade projetada para operações em água – com flutuadores -, sem a necessidade de melhorias estruturais ou aerodinâmicas, e o processo anticorrosivo líder da indústria da fuselagem oferece proteção em ambientes de alta salinidade.
O Kodiak 900, maior, que herda as notáveis qualidades de manuseio e desempenho do Kodiak 100, marca um novo passo com sua extensão de fuselagem de 1,19 m. (3,9 pés) para oferecer mais espaço para passageiros e carga. Equipado com o motor PT6A-140A, de 900 SHP, da Pratt & Whitney, o Kodiak 900 tem velocidade de cruzeiro aumentada para 210 KTAS e uma carga útil aumentada de 1.646 kg (3.630 lb.), oferecendo um alcance máximo de 1.129 MN (2.091 km). Além dessas melhorias, a economia operacional do Kodiak 900 foi ainda mais aprimorada, com uma redução de 9% no consumo específico de combustível. Isso reduz o custo por assento-milha e os custos operacionais diretos para proprietários/operadores. [EL]
